Zahil e Decanter tem descontos para a Semana do Jerez


Ao Sul da Espanha, se produzem os vinhos Jerez.

Ao Sul da Espanha, se produzem os vinhos Jerez.

Começou ontem e vai até dia 7 de junho a Semana Internacional do Jerez, uma campanha criada para divulgação desse estilo de vinho em todo mundo.

A importadora Zahil apoiou a idéia e vai fazer degustações GRATUITAS em suas lojas em São Paulo e Belo Horizonte, dos vinhos La Guita Manzanilla,, Marqués del Real Tesoro Fino, Inocente Fino e El Candado Pedro Ximenez, acompanhados de petiscos, durante toda a semana. Além disso, vai oferecer desconto na compra do Real Tesouro Fino.

A importadora Decanter participa também do evento, oferecendo toda a linha El Maestro Sierra com 25% de desconto no site.

Mas afinal o que é o Jerez ou Sherry ou Xerez?

É um vinho espanhol, da região de Jerez, que é conhecido principalmente pelo modo como é envelhecido. Ele passa por um estágio biológico (em contato com leveduras, aqui denominado flor) e um estágio oxidativo, que dá ao vinho um caráter único e especial.

Há Jerez secos, feitos com a uva Palomino e os Jerez doces, estes usando as uvas Pedro Ximenes (PX) ou Moscatel de Alexandria em sua composição.

Entre os vinhos secos, o Fino é o mais conhecido e que tem aromas de amêndoas e massa de pão. Tem um sabor ligeiramente salgado e um teor alcoólico de 15%. Ótimos para acompanhar um jamon, ou presunto cru espanhol.

As diferentes cores dos diferentes estilos de Jerez. Crédito: dtlux.com

As diferentes cores dos diferentes estilos de Jerez.
Crédito: dtlux.com

O Oloroso tem cor castanha e tem aromas oxidativos como couro, nozes, especiarias e frutas secas. É seco, mas pode ter adicao de PX, o que lhe dá uma ligeira doçura.

Amontillado são vinhos de cor âmbar, com aromas oxidativos e também os aromas das leveduras.

Palo Cortado são vinhos bem raros e caros, estando entre os melhores vinhos de Jerez. São vinhos de alta qualidade, que mesclam características do Oloroso (corpo) com do Amontillado (aromas de leveduras).

Os Jerez naturalmente doces, são aqueles feitos com PX ou Moscatel e com sabor extremamente doces. São vinhos raros e, para mim, bons para acompanhar chocolate.

Entre os Jerez de Corte, há o Pale Cream, um Fino adocicado. O Jerez Medium são feitos com Amontillados e Jerez naturalmente doces. O Jerez Cream são cortes de Olorosos e Jerez nataualmente doces. São vinhos equilibrados e complexos.

A classificação é tão complexa, que nada melhor que você provar os vinhos para entender o que estou escrevendo. Então passe lá na Zahil e prove os vinhos ou, uma boa opção para quem está em São Paulo é jantar no restaurante Tempranillo da Vila Nova Conceição, que vai fazer hoje um jantar harmonizado.

Boa comemoração e Salud!

Serviço:

Zahil SP
Rua Manuel Guedes, 294 – Itaim Bibi
Fone: 11 3071.2900
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta de 09:00 às 19:00. Sábados de 10:00 às 16:00.

Zahil BH
Rua Outono, nº 81 – Carmo/Sion, Belo Horizonte/MG
Fone: 31 3227-3009

Tempranillo – Vinho & Cozinha
Rua Jacques Félix, Vila Nova Conceição
Fone: 11 3926.5121

 

 

Comentários

comments

Leave a Reply