Visitei a 1a vinícola da Flórida, em Orlando 2


Quantum Leap Winery: barris de madeira para envelhecer os vinhos.

Quantum Leap Winery: barris de madeira para envelhecer os vinhos.

Em Abril estive de férias pela Flórida e visitei a primeira vinícola do Estado, que fica na cidade de Orlando. Você já deve estar pensando em parques de diversões, em brinquedos e que certamente o título deste post é brincadeira. Mas não é.

Também fiquei surpresa quando li a notícia de uma vinícola em Orlando. Afinal a Flórida é quente e úmida e plantar uvas e fabricar vinhos não seria viável. Mas resolvi ir lá pessoalmente conferir.

Localizada próxima a Downtown Orlando (centro da cidade) e a apenas 10 minutos do shopping Mall at Millennia, a Quantum Leap Winery tem tudo que uma vinícola precisa ter, menos os vinhedos. Passei a tarde por lá, acompanhada de um dos sócios, David Forrester, neto de francês e que viveu no Rio de Janeiro nos anos 70 (melhor época da sua vida, segundo ele).

David me contou que ele e sua sócia, Jill Ramsier, eram apaixonados por vinhos, mas trabalhavam em ramos totalmente diferentes. Resolveram então criar uma vinícola na Flórida, com o intuito de vender localmente e queriam que essa vinícola tivesse o menor impacto ambiental possível.

David me mostra a camera fria e me explica todo o processo da Quantum Leap.

David Forrester, um dos sócios da Quantum Leap Winery em Orlando, me mostra a câmera fria e me explica todo o processo de produção de seus vinhos.

A Quantum Leap não planta uvas, mas importa uma espécie de suco de uva (mosto) fermentado de países como Itália (principalmente Veneto), África do Sul e de algumas regiões dos EUA, como Oregon e Washington State. Em Orlando eles fazem o blend (mistura), finalizam, envelhecem e engarrafam o vinho. Segundo David, fazer um vinho depende de 25 etapas. Ele compra o vinho com as 7 primeiras etapas e faz as 18 restantes em Orlando.

Todo o vinho é importado em grandes contêineres especiais e tudo ali é pensado para se reduzir o impacto ambiental. Mesmo as garrafas de vidro são mais leves que as tradicionais e as embalagens mais inteligentes para que o impacto do CO2 no transporte seja menor. Seus principais clientes são restaurantes e bares da Flórida, além das pessoas que queiram passar lá depois do trabalho para participar de alguma degustação ou mesmo beber uma taça de vinho.

A vinícola conta com tanques de aço inox e os barris de carvalho para envelhecimento. O lugar é tão bonito, que eventos sociais, como casamentos e reuniões corporativas podem ser feitos lá, bem ao lado dos barris de madeira.

A Quantum Leap Winery em Orlando produz brancos e tintos de qualidade.

A Quantum Leap Winery em Orlando produz brancos e tintos de qualidade.

Mas e o vinho? Provei 8 vinhos e me surpreendi com a qualidade e a intensidade dos aromas. Entre os brancos, provei um Pinot Grigio simples e bastante fresco e o Garda, um incrível corte de uvas brancas italianas, como Garganega, Trebbiano, Trebbianello e Cortese, bem perfumado no nariz e refrescante na boca, que custa 12 dólares a garrafa.

Entre os tintos, gostei muito do Panther´s Tale, um corte de uvas Merlot e Corvina. É um vinho bem interessante, onde a Corvina domina os aromas (é a mesma uva do Amarone di Valpolicella), mas os taninos macios do Merlot enaltecem o conjunto. Provei também os varietais de Chardonnay, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Merlot de Stellenbosch, na África do Sul e outro blend tinto de Columbia Valley, do Estado de Washington. Todos muito bem feitos e interessantes. Acabei trazendo 2 vinhos para casa, além das taças deles.

Se você procura algo diferente para fazer em Orlando e quer fugir um pouco dos parques e dos shoppings, você pode ir degustar vinhos ou conhecer a vinícola. Com certeza vale a visita!

Excelente fim-de-semana! Cheers!!

 

Serviço:

Quantum Leap Winery

www.quantumleapwinery.com

1312 Wilfred Drive

Orlando, FL 32803

Tel: +1 407 730.3082

 

Comentários

comments


Leave a Reply

2 thoughts on “Visitei a 1a vinícola da Flórida, em Orlando