Visita a Schramsberg Vineyard em Napa Valley. 1


Degustaçao de espumantes na Schramsberg Vineyard.

Degustação de espumantes na Schramsberg Vineyard.

Em julho passado estive em Napa Valley e além de visitar a Opus One (relembre aqui), visitei a Schramsberg Vineyard também.

Schramsberg é a Casa de Espumantes dos Estados Unidos (com maiúsculo mesmo), fazendo vinhos desde 1862. A vinícola teve início com um imigrante alemão, Jacob Schram, que plantava e vinificava uvas como Riesling, Hock, Burgundy e Chasselas. Com o calor que se fazia na Califórnia, ele decidiu escavar uma cave subterrânea em sua propriedade. Ele contratou trabalhadores chineses e fez a primeira adega da Califórnia para maturação e guarda de vinho. Hoje a adega subterrânea é composta por longos corredores, totalizando mais de 3.000 metros quadrados de tuneis.

Garrafas envelhecendo dentro da Schramsberg Vineyard.

Garrafas envelhecendo dentro da Schramsberg Vineyard. A luminosidade e o ar frio do local fizeram minha foto ficar bem interessante.

Em 1965 a vinícola passou às mãos da família Davies, que decidiu produzir espumantes feitos pelo método tradicional, o mesmo método usado para fazer champagne, com a segunda fermentação feita na garrafa. Para isso, tiveram que arrancar as vinhas e replantar outras variedades de uvas. Hoje os seus espumantes são servidos nos eventos oficiais do governo dos Estados Unidos, demonstrando a importância e qualidade que tem a vinícola.

Fiz a visita com um grupo de turistas e foi bem interessante. Além da visita ser um passeio pelas caves, a guia explica sobre a história, sobre o que é método tradicional e fala da produção deles. O final da visita é a degustação dentro da cave, em um local onde estão armazenadas as garrafas do espumante rosé e com a iluminação cria um clima bem “Fantasma da Opera”.

Degustaçao de espumantes na Schramsberg Vineyard em Napa.

Degustação de espumantes na Schramsberg Vineyard em Napa.

Degustamos 5 espumantes: Cremant demi-sec, Blanc de Blancs, Brut Rosé, Reserve 2005 e o J. Schram 2006, que é o vinho mais especial deles. Todos os vinhos estavam excelentes, mas eu adorei o Blanc de Blancs e o Brut rosé.

Schramsberg Blanc de Blancs: feito com 100% de uvas Chardonnay, envelhece por 2 anos sobre leveduras. O vinho é fresco, vibrante, tem aromas bem cítricos e também de frutas tropicais, como abacaxi. Os aromas de brioche, típicos da fermentação em garrafa, também estão presentes, criando complexidade e cremosidade e dando ao espumante um final bem longo. Delicioso! Preço: US$ 38.00

Schramsberg Brut Rosé: feitos com 75% Pinot Noir e 25% Chardonnay, envelhece também por cerca de 2 anos sobre leveduras. A coloração é linda, já que a fermentação da Pinot Noir é feita em contato com as cascas. É um espumante de muitos aromas: brioche, tostado, morango, frutas cítricas. Na boca é um vinho cremoso, de acidez vibrante, com mais corpo que o anterior e mais personalidade. Eu gosto muito de espumante rosé e desse, beberia um por dia! Preço: US$ 43.00

Na Cave Schramsberg: atrás uma parede com garrafas de espumante (cheias). Na frente as barricas históricas de Jacob Schram.

Na Cave Schramsberg: atrás uma parede com garrafas de espumante (cheias). Na frente as barricas históricas de Jacob Schram.

Depois da degustação ainda há uma loja, onde você pode comprar os espumantes e outros vinhos produzidos pela Schramsberg, como Pinot Noir. Há 6 visitas diárias, a partir das 10hs e a reserva é feita pelo site.

Boa semana com Saúde!!

 

Comentários

comments


Leave a Reply

One thought on “Visita a Schramsberg Vineyard em Napa Valley.