Vinícolas sob o sol da Toscana 7


Semana passada um seguidor do Instagram me pediu dicas de vinícolas na Toscana. Já havia um tempo que eu queria escrever sobre isso, então com o devido empurrãozinho, decidi fazer logo na segunda-feira.

A Toscana dispensa apresentações. É tema de filmes, livros, referência em arquitetura e arte, história e claro, vinhos. Entre meus vinhos preferidos, estão os toscanos Chianti (para acompanhar uma bela pizza), Rosso e Brunello di Montalcino, os Supertoscanos (Tignanello, Solaia, Sassicaia) e o Vin Santo, para molhar aquele biscoitinho de amêndoas, o cantucci. Mas há tanto que ver e que fazer na Toscana, que quem tem pouco tempo, fica perdido. Então vamos lá, vou tentar ajudar!

A região tem cidades importantes como Florença (arte, compras, boa gastronomia, belos passeios), Siena (se for no verão não perca o Palio), Arezzo, Montepulciano, além das lindas Montalcino e San Gimignano.

Borgo San Felice: luxo e vinhos na região de Chianti Classico.

Borgo San Felice: luxo e vinhos na região de Chianti Classico.

Há hotéis também para todos os bolsos. Você pode fazer enoturismo, ficando em uma azienda na zona rural, alugar uma villa apenas sua, ou ficar em hotéis 5* dentro de vinícolas. Vou indicar 3 bem interessantes:

1) Villas da Biondi-Santi: Biondi-Santi é um produtor tradicional de Brunello di Montalcino e na verdade Clementi Santi é tido como quem inventou o Brunello. Suas villas ficam a 3km de Montalcino e eles tem opções com 3 quartos ou com 7 quartos e piscina. Bom para ir em grupo.

2) Fonte Medici do Marchesi Antinori: esse hotel do Marchesi Antinori fica na região de Chianti em duas localidades, Santa Maria e Podere Tignanello. O hotel oferece aulas de culinária, e apartamentos, suítes e até uma casa. As acomodações são típicas e a paisagem bucólica, e o melhor é poder visitar as caves do Tignanello.

3) Borgo San Felice: luxo em um Relais & Chateau na região de Chianti Classico, rodeado por vinhedos. O hotel tem piscina, quadras de tênis, spa e gastronomia em 2 restaurantes. Visitas guiadas às caves San Felice também são parte do programa.

Mas se você optou por ficar nas cidades e fazer passeios pelas vinícolas durante o dia, quais as melhores? Depende do estilo de visita. Há pequenos produtores que ainda atendem os visitantes e mostram seus vinhos e há os produtores gigantes que fazem do enoturismo um segundo negócio.

architettura1

Cantina Antinori: vinícola super moderna no coraçao de Chianti Clássico.

1) Cantina Antinori: novamente cito Antinori aqui (que é um produtor que eu gosto muito), mas dessa vez por sua nova vinícola da região de Chianti Classico. Super moderna, inaugurada no final de 2012, a cantina tem museu, restaurante e visita guiada. Lá são produzidos o Villa Antinori Chianti Classico, Marchesi Antinori Chianti Classico Riserva e o Vin Santo.

2) Tenute San Guido: localizada na região de Bolgheri essa vinícola produz o premiado e caríssimo Supertoscano Sassicaia e os excelentes Guidalberto e Le Difese. Visitas só com hora marcada.

Ainda indico aqui os produtores Biondi-Santi, Collemassari, Tenute Folonari, Poggio al Tesoro e vinícola Petra (nunca provei os vinhos mas a arquitetura surpreende).

Para um passeio mais personalizado e uma indicação de quem vive na Toscana há mais de 16 anos, minha amiga Fernanda Savoia tem o vipinitalia.com, que organiza degustações, visitas, casamentos, aluguel de villas, aluguel de Ferrari, compras e tudo mais que você precisar. Saúde e boa semana!

 

 

Comentários

comments


Leave a Reply

7 thoughts on “Vinícolas sob o sol da Toscana

  • Marília Fernandes

    Muito bom a toscana!
    Espero voltar para lá em breve.
    Gostaria de acrescentar nas dicas, pra quem optar em Montalcino de visitar adegas menores e familiares não deixar de ir a Caprili. É um produtor bem pequeno, bem familiar, e casado com uma brasileira. Nos receberam tão bem que a noite jantamos juntos.

    • Ale Esteves Post author

      Marília, obrigada pela visita e pelo comentário. realmente não conhecia a Caprili, ótima dica para os leitores do blog.
      Acabei de acessar o site deles, que deixo aqui para quem quiser ver http://www.caprili.it/en/
      Grande abraço e obrigada por compartilhar!
      Alessandra

    • Ale Esteves Post author

      Gosto muito Iandre, tudo que ele faz é bom. Provei um vinho branco e simples deles, mas ultra bem feito. Abraço e saúde! Alessandra

  • Sandra Daher

    Ficar hospedado no Borgo San Felice é uma experiência maravilhosa. Adorei o seu blog e suas dicas. Estou planejando uma viagem para a região de vinhos na Alemanha. você tem uma dica de roteiro?

    • Ale Esteves Post author

      Tenho muitas, Sandra! Vivi na Alemanha por 2 anos e este deve ser o próximo livro que eu vou escrever. Vou reunir as dicas e publicar no site esta semana ou a outra ok?
      Super beijo e obrigada pela visita! Ale