Vinho da semana: Canevel Prosecco Superiore Extra Dry DOCG


Vinhos espumantes nos remetem à festas, comemorações e brindes, mas também são vinhos coringas que combinam com uma variedade enorme de pratos. Outro dia em casa fiz um fusilli ai funghi porcini e ao invés de acompanhá-lo com um bom italiano tinto, resolvi testá-lo com um Prosecco.

mappa_docProsecco

Região em amarelo: Prosecco DOC
Região verde escuro: Prosecco DOCG Conegliano Valdobbiadene

Prosecco é sempre italiano e assim como champagne, é o nome da região protegida e do vinho lá produzido. Até 2009 era possível se fazer prosecco no Brasil ou em outras partes do mundo (já que a uva tinha esse nome), mas a partir do final de 2009 a uva se tornou glera e o vinho espumante dessa região, que abrange o Veneto e parte do Friuli, é o Prosecco.

A glera é uma uva branca, de grande acidez e que faz vinhos leves. Tem aromas de flores e frutas frescas.

Colinas de Valdobbiadene. Fonte: www.valdobbiadene.com

Colinas de Valdobbiadene. Fonte: www.valdobbiadene.com

Escolhi um Prosecco da vinícola Canevel, que já ganhou diversos prêmios, inclusive por boa relação preço/qualidade do Gambero Rosso. A empresa foi fundada em 1979 e produzem espumantes brut, extra dry e também grapa. A Canevel fica em Santo Stefano di Valdobbiadene, no coração da região controlada e garantida, de onde saem os melhores Proseccos da Itália.

Dados do vinho:

1-IMG_2398

Prosecco Superiore Extra Dry da Canevel.

Vinho: Canevel Prosecco Superiore Extra Dry DOCG

Produtor: Canevel Spumanti S.p.a

Região: Conegliano-Valdobbiadene, Itália.

Uvas: 100% Glera.

Teor Alcoólico: 11%

Onde comprar: ProseccoExpress por R$ 109,90.

Fusilli ai funghi porcini.

Fusilli ai funghi porcini.

Apesar de ser extra dry, com 17gr de açúcar por litro (brut tem 15 gr/litro ou menos), o Prosecco estava longe de ser doce e na verdade acompanhou bem o prato.

No copo, o Prosecco tinha bons aromas de flores, maçã, fermento, leve cítrico e mineral. Na boca, leve, bem fresco, suavemente adocicado e com boa acidez que limpava o paladar. Ficaria ótimo com culinária japonesa ou asiática também.

Saúde!!

Comentários

comments

Leave a Reply