Uma Trattoria imperdível em Valpolicella: Bepi


“Há sempre polenta, salame, tripa, e tagliatelle in brodo no Bepi”.

 

Antica Trattoria da Bepi, em Valpolicella. Crédito: valpolicella.it

Antica Trattoria da Bepi, em Valpolicella.
Crédito: valpolicella.it

Antica Trattoria da Bepi. Guarde este nome e, não deixe de passar por lá, quando for para Verona ou região da Valpolicella. Localizada em Marano, ao lado de muitos vinhedos e uma igreja histórica, a Trattoria tem tradição de quase 100 anos. Foi lá que se instalou o primeiro telefone público da região, com numeração 001. Assim, a Trattoria era um local de reuniões, negócios e convívio dos locais.

Bepi era o antigo dono, que faleceu, mas seu nome foi honrado no restaurante. A comida é típica, preparada com muito cuidado e paixão pelo atual chef. As especialidades da casa são: Risotto all’Amarone, Bistecca Fiorentina e Stracotto di Agnello all’Amarone con Polenta Grigliata (carne de carneiro cozida no vinho Amarone, com polenta). Eu tive sorte de estar na época de trufas, assim vários pratos levavam lascas de trufas da região.
Como entrada, comemos polenta com funghi, com azeite de trufas e lascas de trufas frescas. As trufas do Veneto são negras por fora e marrom por dentro, e tem uma consistência e aromas deliciosos. Harmonizamos este prato com o Ripasso e o Valpolicella Classico da vinícola Santa Sofia, como contei no post anterior (relembre aqui).
Como prato forte, tínhamos opção de massa ou risotto. Eu escolhi Risotto, já que é típico dessa região e também porque vinha com lascas de trufas (de novo). Harmonizamos com o Arleo 2005 e o Amarone della Valpolicella 2009. Os vinhos são jovens ainda, mas casaram muito bem com o risotto e as trufas.
De sobremesa, uma torta de chocolate para acompanhar o Recioto da Santa Sofia e “un espresso, per piacere”, porque ainda temos mais duas visitas para fazer, e esse é só o primeiro dia de viagem!
Deixo aqui o endereço:
Antica Trattoria da Bepi
www.anticatrattoriadabepi.it
Via Valpolicella 14
Marano della Valpolicella
Tel: 045 7755001
Seguem as fotos de dar agua na boca, clique em cada uma delas para ver em tamanho maior. Boa semana!
Ale Esteves

Comentários

comments

Leave a Reply