Um Syrah do Estado de Washington e os vinhos de Yakima Valley #CBE 1


Dessa vez o assunto para a Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE) foi escolhido pelo Gil Mesquita do Blog Vinho para Todos. O tema “um Syrah/Shiraz de qualquer país, custando até R$ 100,00” foi de fácil degustação, já que adoro Shiraz.

Comprei meu Brigdman Syrah 2011 na Total Wine dos EUA por $ 13,99. É um vinho do Estado de Washington, que foi indicado pelo vendedor como um belo exemplo dos vinhos produzidos nessa região.

washington map

A região vinícola de Yakima Valley fica no centro sul do Estado de Washington.

O Estado de Washington (ao contrário de Washington DC, capital) fica na costa oeste dos EUA, em cima do estado de Oregon e tem Seattle como a principal cidade. A região vinícola mais famosa é Yakima Valley (parte de Columbia Valley), que fica no mesmo paralelo da região de Bordeaux, França.

Apesar do clima frio, o terroir desta região se beneficia das altas amplitudes térmicas e do clima quase desértico, com sol sempre predominante, o que favorece o amadurecimento das uvas e produz vinhos com boa acidez.

1-IMG_1793A vinícola produtora deste Syrah se chama WB Bridgman Cellars, foi fundada em 1993 e tem uma pequena produção.

Sobre o vinho: a coloração é púrpura, bem intensa, sugerindo um vinho de bom corpo.  No nariz, senti aromas de especiarias, frutas negras, um toque herbáceo e pimenta preta! Na boca, mais pimenta e aquele caráter típico de Syrah: encorpado, mas muita fruta. Um vinho com taninos potentes, mas que está pronto para beber.

Pessoalmente, achei bem diferente de um Shiraz australiano, em que a fruta vermelha é bem madura, quase em compota. Neste Syrah a fruta é bem mais discreta.

O bom de experimentar vinhos diferentes é aprender sobre a história e o local onde foi feito, não é mesmo? Cheers e saúde!

Comentários

comments


Leave a Reply

One thought on “Um Syrah do Estado de Washington e os vinhos de Yakima Valley #CBE