Um Chablis mais que perfeito para começar a semana! 2


Le ClosSemana passada, provei 5 Chardonnays da região da Borgonha, França, em uma degustação na ABS-SP . Os vinhos estavam incríveis, mas o melhor vinho da noite foi um Chablis Grand Cru.

Dados do vinho:

Produtor: Domaine William Fèvre

Vinho: Chablis Grand Cru “Les Clos” 2009

Importadora no Brasil: Grand Cru

chablis-wine-region-map

Chablis Grand Cru é uma AOC (Appellation d’origine contrôlée), uma denominação concedida à apenas 100 hectares de terra da região de Chablis, distante pouco mais de 160 km de Paris. Esse número representa 2% das terras da região (veja no mapa a área em laranja).

Chablis Grand Cru é o topo da classificação francesa AOC, seguida por Chablis Premier CruChablis e, o mais simples, Petit Chablis. Todos os Chablis são feitos com 100% de uvas Chardonnay.

A Domaine William Fèvre possui vinhedos em todas as AOCs de Chablis. Sua primeira colheita ocorreu em 1959 e este produtor foi um dos primeiros a usar madeira em seus vinhos. Este vinho em especial é um Grand Cru do climat (terroir ou vinhedo) Les Clos.

Em Chablis o clima é frio e o solo é calcário com fósseis e conchas (ainda aparentes), perfeito para a uva Chardonnay.

1193653888_416908 (1)

Fonte: divulgação William Fevre

Sobre o vinho que provei: cor amarelho palha, cristalino. Aromas de frutas frescas, mineral e um leve tostado. Um vinho de excepcional complexidade, equilibrado, longo, perfeito!

Chablis é ótimo para acompanhar frutos do mar, em especial lagosta e ostras. Ah, se toda segunda-feira fosse de Chablis e lagostas… Boa semana a todos e Saúde!

Comentários

comments


Leave a Reply

2 thoughts on “Um Chablis mais que perfeito para começar a semana!