Trockenbeerenauslese e os vinhos alemães. 8


Vista de Johannisberg, Rheingau

Vista de Johannisberg, Rheingau, Alemanha

Tendo estudado em colégio alemão e morado na Alemanha, sou apaixonada por tudo que é alemão. Mas a gramática… essa é mesmo bem complicada.

A língua alemã se utiliza de justaposição de palavras, ao contrário do português, em que usamos preposição entre elas. Com esta junção de palavras, os termos acabam ficando enormes como o título desta postagem. Trockenbeerenauslese é constituído de 3 palavras (Trocken= seco, Beeren=fruto e Auslese=seleção) e é um termo usado na classificação dos vinhos alemães.

Os vinhos alemães, para atender às normas da União Européia e do próprio país, tem um sistema de classificação especial, assim como o AOC francês ou o DOCG italiano. Existem Vinhos Alemães (Deutscher Wein), que indicam somente a região geográfica, Vinhos de Qualidade (Qualitätswein) e Vinhos com Predicado (Prädikatswein). Vejam abaixo os predicados alemães em ordem crescente:

Kabinett: vinho leve, feito a partir de uvas com baixo teor alcoólico;

Spätlese: vinho elegante e maduro, com bons frutos que tiveram sua colheita tardia;

Auslese: vinho de reconhecida qualidade, produzido totalmente com uvas madura; os frutos verdes são descartados;

Beerenauslese: vinho frutado, produzido com frutos super maduros;

Trockenbeerenauslese:  esta denominação está no topo da pirâmide de qualidade. São vinhos de sobremesa produzidos com frutas tão maduras e secas quanto uvas-passa, bem doces, e com potencial de envelhecimento por décadas;

Eiswein: vinho feito a partir de uvas congeladas em -7ºC, que são posteriormente prensadas, para que apenas o suco concentrado das frutas seja aproveitado. Também são vinhos de sobremesa.

Fácil aprender alemão, não?? Então abra uma garrafa e Prost!!

Comentários

comments


Leave a Reply

8 thoughts on “Trockenbeerenauslese e os vinhos alemães.

  • Tania Alen Coutinho

    Ih, até hoje não gosto de beber nada com álcool…..continuo bem infantil nesse quesito, mas fiquei toda orgulhosa de ver seu blog (e relembrar um pouco do alemão!!!). Bjo gde e sucesso na nova empreitada!!!

  • rmurr

    Querida Alê,adorei seu blog.Nao sabia desta tua paixâo e conhecimentos sobre vinho.
    Sou ignorante no assunto,mas acho que vou aprender um pouco por aqui.
    Bjos,sucesso,
    Tia Rachel

  • Ricardo

    Vinho alemao lembra minha uva preferida entre os vinhos brancos, a riesling, pois esta uva se originou na Alemanha. Vinho alemao no Brasil é dificil, mas os rieslings chilenos sao otimos e com precos bem acessiveis. Otimo tema Ale, keep posting!

  • Talita

    Olá, Alessandra!
    Estarei na Alemanha em Outubro, e passarei pelas regiões de Franken e Württemberg.
    Gostaria muito de visitar alguma vinícola para degustação e, quem sabe, harmonizando com um bom almoço.
    Você tem alguma vinícola para indicar?
    Obrigada!
    Talita.

    • Ale Esteves Post author

      Tenho sim Talita, muita coisa a indicar na Alemanha. Estou viajando para lá amanha e quando eu voltar te escrevo ok? Acompanhe por onde vou estar nas redes sociais (@aleesteves7) e acesse o último post que falo da viagem! bjs, Ale Esteves