Sommelier é bêbado profissional? Veja o Programa do Jô 10


Imagem

Só hoje vi a entrevista que foi ao ar dia 05/07 com o sommelier do ano, Aldo Assada.

Aldo é uma figura simpática, tem 30 anos, cabelos longuíssimos, foi músico e é bem brincalhão. Foi eleito melhor sommelier do Brasil pela Revista Prazeres da Mesa. Mas na entrevista ele é bem polêmico e classifica sommelier como bêbado profissional. Será?

Bêbado, para mim, é aquele que bebe simplesmente pelo fato de querer se embriagar. Não vê tipo de bebida, não tem prazer no ato de beber, mas tem uma necessidade que tem que ser atendida de qualquer maneira: com vinho, cachaça ou mesmo álcool puro.

Tenho certeza que um sommelier ou qualquer profissional do vinho está longe de ser isso. Perceber os aromas de um vinho, poder classificá-los, descrevê-los e degustá-los sem engoli-los (sim, cuspindo mesmo) está entre as tarefas mais difíceis que existem. O estudo de sommelier no Brasil dura pelo menos 2,5 anos e vejo que muitos profissionais continuam os estudos com cursos internacionais, que são em geral bem caros.

Bom, então alguém que quer apenas se embebedar não ia gastar tanto tempo ou dinheiro, correto?

Os profissionais do vinho provam sim muitos vinhos, eu mesmo em uma só feira já devo ter provado mais de 40 vinhos, mas com raras exceções ninguém está lá para se embebedar. Há para isso uma responsabilidade social na profissão. Sim, é preciso que o sommelier ganhe litragem (provando muitos vinhos), mas que seja um exemplo de conduta também.

Em uma feira que fui esse ano, provei o Sassicaia (esse mesmo vinho que o Aldo cita na entrevista e que custa 1.500 reais), mas cuspi. Cuspi porque ia dirigir depois, cuspi porque ia pegar meus filhos na escola e cuspi porque é a conduta que devo ter trabalhando nessa área. O vinho estava excelente e juro que pensei 100 vezes antes de cuspir. Mas fiz.

Achei triste a entrevista. Triste porque passou uma imagem errada desses profissionais que tanto admiro.

Saúde aos sommeliers!!

PS: entrevista pode ser vista em http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/o-sommelier-do-ano-aldo-assada-participa-do-programa/2676441/

Comentários

comments


Leave a Reply

10 thoughts on “Sommelier é bêbado profissional? Veja o Programa do Jô