Podcast DDV – ep.22 – Terroir 6


Bem vindos a mais um Podcast do Dama Do Vinho.

Esta semana vou falar sobre terroir. Terro o que? Terroir é uma expressão em francês que envolve conceitos como solo, clima, orientação, precipitação anual, corpos de água, entre outros.

Vale do Rio Mosel na Alemanha: inclinaçao, orientaçao, solo e o Rio Mosel tem grande influência no estilo de vinho produzido. Crédito: veteranstoday.com

Vale do Rio Mosel na Alemanha: inclinação, orientação, solo e o rio Mosel tem grande influência no estilo de vinho produzido.
Crédito: veteranstoday.com

Vou falar sobre as verdades e mitos do terroir e entender se o solo tem influência no vinho que bebemos. Tem ainda notícias da semana e uva branca misteriosa. Essa está fácil, será que você adivinha?

Para se aprofundar mais sobre o assunto, indico os livros:

“Understanding wine technology. The science of wine explained”, de David Bird MW.

“Viticulture. An introduction to commercial grape growing for wine production”, de Stephen Skelton MW.

Aqui o link para comprar meu livro Vinhos da Itália.

Ouça no iTunes: https://itunes.apple.com/br/podcast/podcast-ddv-ep.22-terroir/id843586987?i=319356332&mt=2

Saúde e boa quinta!

Ale Esteves

 

 

Comentários

comments


Leave a Reply

6 thoughts on “Podcast DDV – ep.22 – Terroir

  • Oséias

    Olá Alessandra, primeiramente parabéns pelo blog, sempre leio tuas postagens e vejo seus podcast, tendo aprendendo muito com eles. tenho uma pergunta para te fazer, pois gostaria de saber tua opinião, pois tem experiência no mundo do vinho.
    tenho lido e visto muitos bons blogs sobre vinhos na net, com boas reportagens, dicas, aulas, enfim, muita coisa boa e gratuita. E é nesse último ponto que quero tocar, não sou contra algumas pessoas cobrarem por informação, desde que seja confiável e útil.
    Mas o que tu achas dessa chuva de palestras online, em que muitas vezes são cobrados preços salgados para que seja assistidas, tu achas que vale a pena pegar esses valores?
    Mais uma vez parabéns pelo blog e seu conteúdo, em breve quero adquirir seu livro, tenho muito interesse por vinhos italianos, e quero aprender mais sobre eles.
    Abraço.

    • Ale Esteves Post author

      Oséias, obrigada pela visita e pelo comentário. Realmente tem chovido cursos on line sobre vinho, cerveja e gastronomia. Eu fui convidada para palestrar em um deles, mas minha agenda nao me permitiu.
      Eu sinceramente nao vi o conteúdo dos cursos, nem o preço, entao é difícil dar opiniao. Mas vi que muita gente boa e entendida do assunto ia dar as palestras. Isso é ótimo porque você pode ouvi-las e aprendê-las, sem sair de casa. Se eu fosse você e tivesse real interesse, eu procuraria um curso do assunto que te interessa mais e analisaria os palestrantes. Se achar que vale a pena pagar para ouvi-los, ótimo. A gente tem que lembrar que eles tambem tiveram custos com filmagens, hospedagem dos vídeos na internet, etc, entao custo sempre haverá.
      Abraço, Alessandra