Paul Pontallier, Louis Latour e Etienne Hugel nos deixaram nas últimas semanas


paul pontallier

Na foto: Paul Pontallier, Louis Latour e Etienne Hugel.

Três homens importantes do mundo do vinho nos deixaram nas últimas semanas.

Paul Pontallier, do Château Margaux, faleceu no final de Março. Paul nasceu em uma família de agricultores locais e fez faculdade de Engenharia Agrícola no Institut National Agronomique Paris-Grignon, e posteriormente fez Doutorado em Enologia em Montpellier e Bordeaux. Recém saído da faculdade, aos 27 anos foi trabalhar para o Château Margaux. 7 anos mais tarde já era Diretor da propriedade e um homem muito querido e reconhecido em todo o mundo do vinho. Sob sua direção, a propriedade fez consistentemente vinhos históricos, confirmando a posição do Château Margaux entre os grandes produtores de vinho do mundo. Paul Pontallier faleceu aos 59 anos.

Louis Latour, da Maison Louis Latour, faleceu no dia 8 de Abril, aos 83 anos. Nascido em 1932, ele estudou em Paris no Instituto de Estudos Políticos e transformou o negócio da família em uma empresa de sucesso, tanto como produtor, tanto como negociant de vinhos. A empresa, na família há 10 gerações e com sede em Beaune e Aloxe-Corton na Borgonha, exporta para mais de 125 países e continuará a ser gerenciada pelo seu filho, Louis-Fabrice Latour.

Etienne Hugel, da Familie Hugel, faleceu dia 9 de Abril, aos 57 anos. Ele era Diretor Comercial da vinícola e conhecido e respeitado mundialmente, como um dos grandes nomes da Alsácia. Etienne teve um papel importante na região, sendo quase um “embaixador” dos vinhos da Alsácia. A empresa exporta atualmente para mais de 100 países e Etienne Hugel foi um dos visionários ao apresentar aos mercados asiáticos a possibilidade de harmonizar seus pratos com vinhos da uva Riesling. Na China, ele participou de um projeto chamado “Riesling Revolution” ou revolução do Riesling, promovendo a grandeza da uva Riesling em degustações, eventos de imprensa e masterclass, ao lado de nomes como Erni Loosen, do produtor alemão Dr Loosen.

 

Comentários

comments

Leave a Reply