Pastel com Sauvignon Blanc: combina? 1


Em casa que tem criança tem gostosura! Então me aproveitei de uma noite de pastéis para tentar uma harmonização impensável: pastel com vinho branco.

Aracuri Sauvignon Blanc 2012 com pastel de carne. Combina?

Aracuri Sauvignon Blanc 2012 com pastel de carne. Combina?

Seguindo uma regra básica de harmonização, precisava de um vinho com alta acidez para limpar a gordura do paladar. Mas falo de acidez, e o que é acidez afinal?

Acidez é o que dá aos vinhos a sensação de frescor. Sentimos a acidez nas laterais da língua, como uma sensação formigante. E a acidez faz com que salivemos mais. Vinhos brancos de regiões frescas, feitas de uvas como Riesling e Sauvignon Blanc, são naturalmente altos em acidez. Também o champagne é um vinho com acidez alta, o que permite combiná-lo com quase todos os tipos de pratos.

Para essa harmonização bem brasileira escolhi um nacional Aracuri Sauvignon Blanc 2012. É a terceira vez que falo da Aracuri no Blog, e por bom motivos!

A Aracuri tem vinhos bem feitos a preços justos. Neste paguei R$ 34,90 na Celebrai Vinhos. Também, a Aracuri é uma vinícola boutique, com pequena produção e tem uma enóloga ultra simpática.

A enóloga da Aracuri, Paula Guerra Schenato, provando a safra 2013.
Foto: Evando Silva e matéria completa em http://confraria2panas.org/2013/10/04/provando-a-nova-safra-na-fonte/

A Paula Guerra Schenato é, assim como eu, uma das poucas mulheres do vinho. Estudou biologia e depois enologia, e trabalhou muitos anos na Embrapa Uva e Vinho. Está na Aracuri desde o início do ano e vem fazendo um bom trabalho.

Vamos ao vinho! O vinho é muito leve, fresco, com aromas de maçã verde e muito aspargo no nariz, corpo leve e alta acidez. Ótimo custo benefício, que ainda guardei na geladeira e estava ótimo no dia seguinte!

Mas com pastel…. não deu certo! O pastel deixou o vinho com um amargor, que o vinho não tem. Pena, não foi dessa vez, mas tudo em nome da ciência para descobrir a melhor harmonização! Saúde!!

Comentários

comments


Leave a Reply

One thought on “Pastel com Sauvignon Blanc: combina?