Opus One: o primeiro vinho premium dos EUA.


Vista panorâmica da vinícola Opus One na Califórnia.

Vista panorâmica da vinícola Opus One na Califórnia.

Continuando os posts da Califórnia, vou falar hoje de uma das maiores e mais míticas vinícolas da Califórnia: a Opus One.

Fundada em 1979 pelo americano Robert Mondavi e o francês Baron Philippe de Rotschild (do Château Mouton Rotschild), essa vinícola está localizada na Califórnia ao norte de Napa.

A vinícola foi projetada pelo arquiteto Scott Johnson, que completou a construção em 1991. A sede da Opus One tem um design incrível, com uma mistura de estilos europeu (principalmente no interior) e contemporâneo, no exterior. Sua cave, chamada de Grand Chai, possui cerca de mil barricas novas de carvalho francês dispostas lado a lado, onde o vinho é nutrido e envelhecido durante o primeiro ano de vida.

A primeira safra foi feita em 1979 e levava uma mistura de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot e envelhecia 24 meses em barricas de carvalho francês novas. A idéia de seus fundadores era fazer um vinho ao estilo bordalês, no Novo Mundo.

Ano a ano esse blend de castas é mudado, de acordo com o estilo do vinho que se quer produzir, mas sem perder o caráter que identifica o Opus One. O último vintage foi feito em 2010 e este já tem uma mescla de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Petit Verdot e Malbec, e passa 18 meses em barricas novas.

O Opus One 2010 é bastante frutado, tendo aromas de amoras, pétalas de rosa, chocolate e café, com nuances terrosas. Na boca, tem excelente acidez e taninos firmes e sedosos. É um vinho pronto para beber, mas que pode ainda aguentar ainda bastante tempo em garrafa.

A vinícola ainda produz um segundo vinho, o Overture, que também é feito com as mesmas 5 cepas do Opus One. É um vinho com menos estrutura, mas excelente também.

Bottle-Shot-2

Opus One: duas faces de 2 grandes homens, duas assinaturas, um vinho mítico.

O Opus One custa $ 250,00 nos EUA e o Overture $ 80,00. No Brasil os preços alcançam a faixa dos R$ 1.000,00 a 1.500,00 e por isso para mim o vinho foi sempre um mito. Mas não mais, já que em julho farei uma visita especial à vinícola.

Saúde!

 

Comentários

comments

Leave a Reply