O melhor rum do mundo vem da Guatemala: Zacapa!


1-IMG_3468

Rum com notas de caramelo, especiarias e toffee. Aroma delicioso e inconfundível!

Antes de acabar o ano, não poderia deixar de falar do rum Zacapa que provei em duas oportunidades: na Guatemala, em outubro deste ano e na sala de aula da Eno Cultura, para o curso da WSET nível 3 de vinhos e destilados.

Zacapa (o nome foi dado em homenagem à cidade homônima, em seu centenário em 1876) é um rum super premium, feito a partir de um mel puro. Diferentemente da maioria dos outros runs que usam melaço, esse mel consiste da redução do suco fresco da cana, o que torna o Zacapa mais concentrado e intenso.

ron-zacapa-entre-las-nubes

2.300m de altitude para envelhecer o Rum Zacapa.

 

Mas o mais interessante é o estágio ou envelhecimento do rum. E quem me contou como funciona foi o embaixador da marca no Brasil, Paulo Brammer: Zacapa tem o local de envelhecimento mais alto do mundo, a 2.300m acima do nível do mar. Com maior umidade e ar mais rarefeito, o destilado amadurece de forma mais lenta, adicionando elegância e refinamento ao Zacapa.

São também 4 tipos de madeiras usadas para o envelhecimento do Zacapa, em sistema solera, e que dão ao rum sabores de baunilha, toffee, café, casca de laranja, caramelo e uva passa.

Zacapa vem em 2 versões: 23 anos e XO e normalmente são servidos “nas nuvens” em um recipiente de vidro, em meio a uma densa fumaça branca, para lembrar seu envelhecimento sobre as nuvens. Vai bem para finalizar um jantar ou para harmonizar com sobremesa! Saúde!

Comentários

comments

Leave a Reply