Nível 4 do WSET: o Diploma 10


WSETMuita gente me pergunta sobre o Diploma, mas até o momento não tinha tido tempo de falar sobre esse curso aqui no site. Já falei sobre os outros níveis da WSET que fiz no Brasil, com a Eno Cultura (relembre aqui sobre o nível 2 e aqui sobre o nível 3) e com a Wine School (leia aqui).

A WSET (Wine and Spirit Education Trust) é a maior e mais reconhecida escola para vinhos e destilados no mundo. Foi fundada em 1969 e sua sede é em Londres. Seus cursos oferecem 4 níveis de qualificação e dão acesso ao Instituto Master of Wines. Eu terminei o avançado, nível 3, no final de 2013 e em maio de 2014 iniciei o nível 4, chamado de Diploma, nos Estados Unidos.

O Diploma é um curso que demora de 2 a 3 anos, obrigatoriamente, e só é feito nos EUA ou em Londres. São 6 unidades e 6 provas e todas dependem de um calendário, fornecido por Londres. É um curso bem caro: cada unidade custa cerca de US$ 1.500 a 2.100, fora os custos com passagens aéreas, hospedagem e alimentação. Tem uma alta taxa de reprovação, o que me deixa nervosa a cada prova.

No Brasil devem haver umas 10 pessoas com essa qualificação e não conheço nenhuma brasileira mulher que tenha terminado o Diploma. O Bernardo Silveira, professor da Wine School e que está fazendo o Master of Wines, criou um blog para compartilhar informações sobre o Diploma: http://www.bsmp.com.br/peripecias/2014/03/08/wset-diploma-um-guia-para-os-brasileiros/

Estrutura do Diploma, o nível 4 da WSET.

Estrutura do Diploma, o nível 4 da WSET.

E quais as minhas impressões? Bem, o Diploma não é brincadeira. Primeiro, é todo em inglês e de um nível bem elevado. Eu escolhi fazer online, assim só viajo para fazer as provas. Isso exige bastante auto-disciplina para estudo e tempo. Comecei a Unidade 2 (viticultura) em maio e terminei em julho. O conhecimento exigido é realmente muito profundo, nada a ver com o nível 3. É estudar enologia a fundo, além de química e física. Fiz a prova em julho (100 questões de múltipla escolha) e passei com mérito.

Em agosto, comecei a Unidade 2, business. Para essa unidade são 2 provas: um trabalho de 3 mil palavras, feito em casa, com um tema determinado (que para Novembro foi vinhos e destilados na China) e uma redação feita em 75 minutos, sem consulta e ambiente de prova. O tema sempre é negócios. Esses dois exames eu faço dia 5 de novembro, semana que vem.

Em seguida começo a Unidade 3, a maior e mais temida. Maior, porque você estuda todos os vinhos do mundo em detalhe, e mais temida, porque a taxa de aprovação em alguns anos foi de 34%. Ou seja 66% repetiu a prova, que envolve teoria e prática, com degustação de vinhos às cegas.

As Unidades 4, 5 e 6 correspondem a destilados, espumantes e vinhos fortificados do mundo todo, respectivamente. Essas eu só começo a fazer no segundo semestre de 2015. O Diploma recomenda o mínimo de 2 horas de estudo por dia, mas sinceramente eu estudei mais do que isso para viticultura.

E quando acabar o Diploma? Quando e se alguém acabar o diploma esse ganha uma qualificação de especialista em vinhos e destilados, reconhecido como curso profissional no Reino Unido. E pode tentar ingressar no Instituto Master of Wines, para fazer mais 5 anos de cursos e provas. É um caminho longo, difícil e caro.

Com a popularização dos cursos da WSET no Brasil e com a facilidade de poder fazer o nível 3 em diversas capitais e em português (conceito que foi trazido pela Eno Cultura ao Brasil), quem pretender fazer o Diploma, pode contar comigo para dicas e estudo.

Desejem-me sorte nas provas da semana que vem! Saúde e boa semana.

Ale Esteves

Comentários

comments


Leave a Reply

10 thoughts on “Nível 4 do WSET: o Diploma