Mulher nao gosta de vinho. Como? Feliz Dia da Mulher? 1


No AlcoholBem vindos à semana do Dia Internacional da Mulher!

Essa semana resolvi preparar três posts sobre a mulher no mundo do vinho. O primeiro deles é meio óbvio: nós mulheres não gostamos de vinho. Como assim??

Pois é, assim nos tratam TODAS as revistas femininas brasileiras. Vogue, Elle, Nova, Glamour, diga qualquer nome, nenhuma aborda esse tema. Não há (salvo exceções pontuais) reportagens sobre vinho, não há propagandas, não há dicas de harmonizações, não há notícias do setor, NADA.

E as editoras das revistas estão cientes desta falha. Há exatamente um ano falo com diversas editoras e a resposta é sempre a mesma “sim, sabemos disso, vamos analisar para incluir vinho na pauta da revista.” E nada é feito!

Já as revistas masculinas Playboy, QG tem vinho, cerveja e destilados tanto na versão impressa, quanto na versão online. Será que só o homem bebe e compra vinho?

InStyle: revista de moda americana com diversas páginas com vinho e destilados.

InStyle: revista de moda americana com diversas páginas com notícias e propagandas de vinho e destilados.

E no exterior? Sim, no exterior já há propagandas, receitas com vinho, notícias do setor, bloggers de vinho que participam de reportagens, em qualquer revista feminina. Nos Estados Unidos, a indústria de vinho é tao eficiente que tratou de fazer propaganda para quem mais compra vinho no país, a mulher.

Propaganda de tequila em revista feminina. Mulher também bebe e compra. Ou nao?

Propaganda de tequila em revista feminina. Mulher também bebe e compra. Ou nao?

Mas aí você me diz que isso é só nos EUA, que tem a indústria muito forte e rica, mas que outros países não fazem isso.

Bom o México tem propaganda de vinho e Tequila nas revistas femininas também e, em certas revistas, TODAS as receitas vem com sugestão de harmonização. Imagine só: há na revista uma receita de um bolo de chocolate e ao lado a sugestão de harmonização com Vinho do Porto ou com Cognac com um Jerez Pedro Ximenes. Um sonho não?

A mulher moderna compra vinho para consumo próprio, compra para o consumo da família e compra para presentear. Então que tal ajudá-las a fazer melhores escolhas e compras, colocando o vinho na pauta das revistas? Ou vamos ter que esperar mais um ano?

Saúde!

Comentários

comments


Leave a Reply

One thought on “Mulher nao gosta de vinho. Como? Feliz Dia da Mulher?

  • Vou de Vinho e Sapatilha

    Ale

    Eu tenho experiências para relatar.

    Nós estamos acostumadas com eventos, degustações, etc. Acho que isso cada vez mais nos põe mais críticas e analíticas.
    Assim como qualquer consumidor mortal, nós temos o nosso direito de provar algum vinho e perceber que ele não nos agrada.
    Existem três situações que se repetem:

    1) Crítica ao batom. Tanto homens quanto mulheres criticam, principalmente nas ilhas de degustação em eventos.
    2) Ao fazer uma prova de algum vinho e não optar por algum de muito corpo por ser inadequeado naquele dia, naquela estação, eu já ouvi que era um vinho de MACHO. Santa ignorância…
    3) Pedir um espumante em um barzinho significa ser um E.T. Em país de clima tropical, com milhares de bares, praias e incentivo ao consumo da cerveja, quem consome vinho ” não é deste planeta”.

    Adorei o post e estou aguardando os outros dois.
    Beijos
    Ju
    🙂