Morandé Pionero Rosé 2014 para a #CBE


Vinho rosé

Morandé rosé Pinot Noir: leve, refrescante e frutado.

Volto nesse dia 1º de Maio a publicar para a Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE) e dessa vez por um tema escolhido por mim: um vinho rosé de qualquer faixa de preço e de qualquer país, para ajudar a combater o calor. Depois de meses de calor intenso, que pediam vinhos refrescantes, a frente fria chegou em São Paulo esta semana, deixando as temperaturas bem baixas, ao redor de 13 graus. Ainda assim, o vinho rosé pode ser uma boa pedida, se combinado com certos pratos.

Vinhos rosés são, na verdade, grandes coringas. Eles funcionam como se fossem vinhos tintos mais leves ou vinhos brancos mais encorpados. Eu gosto muito de beber no calor, porque aí coloco na geladeira para refrescar bem a garrafa, mas em qualquer época do ano os vinhos rosés tem lugar à mesa.

Como harmonizar vinho rosé? Em primeiro lugar, eu gosto de harmonizar pela cor, ou seja, pratos rosados como salmão, carpaccio, sushi, podem ser combinados com vinhos rosés. Também vale harmonizar com aperitivos e pratos orientais, já que a maioria dos vinhos rosés são bem frutados, harmonizando com os sabores especiados e exóticos da culinária oriental. Eu também combino vinhos rosés com saladas e principalmente com sopa. Nesse último caso, eu acho pesado beber vinho tinto com sopa e rosé pode ser uma boa opção.

Eu provei o Morandé Pionero Pinot Noir rosé, um vinho de cerca de R$ 45,00, de uma região de clima frio chilena, chamado Vale de Casablanca. Acompanhei com uma salada bem colorida e com molho César. A importadora da vinícola Morandé no Brasil é a Grand Cru. A seguir a nota de degustação.

Na taça o vinho tem coloração salmão profunda. No nariz, tem notas delicadas de frutas vermelhas (framboesa, morango) e flores. Na boca é de corpo leve, tem acidez média alta refrescante, taninos quase imperceptíveis e final médio. Acompanhou super bem uma salada (esqueci de tirar a foto). AE

PRODUTOR MORANDÉ
ANO 2014
REGIÃO VALLE DE CASABLANCA
PAÍS CHILE
PONTUAÇÃO 85
COR rosé
BEBER ATÉ 2016
DATA DA DEGUSTAÇÃO Abril-2016

Comentários

comments

Leave a Reply