Luiz Argenta: enoturismo na Serra Gaúcha e vinhos surpreendentes. 6


IMG_9330

LA Brut Rosé, 100% Pinot Noir.

No final do ano provei 3 vinhos do produtor Luiz Argenta. Desde então quero colocar no site, mas por absoluta falta de tempo, só consegui escrever hoje.

Luiz Argenta é uma vinícola que fica em Flores da Cunha, Rio Grande do Sul, e que começou com sua história no recente ano de 1999. A vinícola é hoje conhecida por estar entre as mais bonitas do Brasil (inclusive ganhou prêmios) e também por aceitar visitas guiadas todos os dias do ano, com exceção de 3 feriados por ano.

A vinícola trabalha com 3 linhas: LA Jovem, LA e Luiz Argenta, sendo a primeira linha a mais simples e a linha Luiz Argenta, a mais complexa. Eu tive a oportunidade de degustar um vinho de cada linha, o que me deu uma boa idéia da qualidade da vinícola, mas resolvi falar só dos meus preferidos.

O LA Brut Rose é um espumante feito pelo método tradicional (assim como o champagne), com 100% de uvas Pinot Noir. Tem cor salmão claro na taça e bolhas bem finas. Seus aromas são de frutas frescas como morango, algo cítrico, muito agradável. Na boca, uma acidez refrescante, bons sabores, muito fácil de beber. Custa R$ 66,00 na loja virtual.

Provei também o Luiz Argenta Merlot 2009. Este vinho é feito com uvas 100% Merlot e envelhece durante 12 meses em barricas de carvalho francês. O que eu achei dele? ESPETACULAR! O vinho já mostrava alguns sinais de envelhecimento em sua coloração e no nariz tinha aromas de morango, frutas secas, um toque de balsâmico e também aromas de madeira, tostado e especiarias. De taninos finíssimos e acidez balanceada, o vinho era super complexo e lembrava um bom vinho do velho mundo. Realmente fiquei encantada. Custa R$ 82,00 na loja virtual da Luiz Argenta e vale cada centavo.

 

Se tiver pensando em viajar para a Serra Gaúcha, inclua a vinícola no seu passeio e compre este Merlot 2009, que vale a pena. Aqui o link para mais informações.

Boa semana e fique com uma galeria de fotos da vinícola. Clique em cada uma para ampliar.

Ale Esteves

PS: Crédito das fotos: divulgação.

Comentários

comments


Leave a Reply

6 thoughts on “Luiz Argenta: enoturismo na Serra Gaúcha e vinhos surpreendentes.