Klein Constantia Vin de Constance 2007 1


Em um fim-de-semana (nada) difícil provamos o champagne Roger Manceux, o Villafonté C e o Vin de Constance 2007.

Em um fim-de-semana (nada) difícil provei com a família o champagne Roger Manceaux, e os vinhos sul-africanos Villafonté 2009 series C Klein Constantia Vin de Constance 2007.

Vin de Constance, também chamado de Constantia, é um vinho doce muito apreciado desde o século XVIII. Conta-se que Napoleão Bonaparte, em seu exílio em St. Helena, ordenava diariamente o vinho doce de Constantia, tendo-o como seu vinho preferido.

Este vinho sul-africano é produzido pela Klein Constantia perto da Cidade do Cabo. Esta é uma empresa privada, originada da subdivisão da propriedade original, fundada em 1684 pelo governador holandês Simon van der Stel.

O vinho de Constance é feito com a uva Muscat Blanc à Petits Grains (Muscat de Frontignan) e as uvas passam por um processo de secagem, ainda nas vinhas, até murcharem. Diferente de outros vinhos doces, como o Sauternes francês ou o Beerenauslese alemão, estas uvas não são afetadas pela podridão nobre, ou botritis. São uvas passificadas, que necessitam de verões secos para encolherem e concentrarem aromas e sabores. O vinho é ainda envelhecido durante 4 anos antes de ser colocado no mercado e tem grande longevidade, podendo ser guardado por até 20 anos.

É realmente ouro líquido, não só pelo sabor intenso e inigualável, mas pelo preço que é bem alto. Vamos ao vinho:

Klein Constantia Vin de Constance 2007

Uva: Muscat de Frontignan

Álcool: 14%

Na taça o vinho é dourado intenso, tem complexos aromas de damasco seco, pêssego em calda, mel, especiarias doces, geléia de laranja, algo cítrico como casca de limão, além de frutas cristalizadas e um aroma delicado de flores brancas. Na boca, o vinho é doce, mas muito bem balanceado com a alta acidez, de sabores bem marcantes e com um final longuíssimo. Um dos melhores vinhos doces que já provei na vida, que foi bebido até a última gota, mesmo pela minha avó de 97 anos!

Sobre a safra 2007: Uma das melhores safras da história da África do Sul, esse vinho levou 97 pontos do Robert Parker (Wine Advocate, 2012).

Onde encontrar: A safra 2007 comprei na Qual Vinho, importadora exclusiva de vinhos Sul-africanos (consultar disponibilidade). A safra 2008 está disponível no site da Grand Cru, por R$ 528,00.

Bom final de semana com bons vinhos!

Ale Esteves

PS: Os outros vinhos da foto foram comprados na Chez France (champagne Roger Manceaux) e QualVinho (Villafonte 2009).

Comentários

comments


Leave a Reply

One thought on “Klein Constantia Vin de Constance 2007

  • Maria Alice

    Esse foi o melhor vinho de sobremesa que tomei na minha vida ! De cor dourada pode-se dizer que e mesmo ouro liquido e vale cada centavo !