Harmonizando vinho com brownie…..hummmmmmm 2


1-IMG_2095

Brownie de nutella da Adoro Brownie e vinho do Porto Ruby 🙂

Chegando o inverno, dá mais vontade de comer um doce, tomar um vinho e ver um filme (de preferência tudo junto). Resolvi fazer uma brincadeira em casa e harmonizar brownies com dois vinhos: um vinho do Porto e um espumante nacional demi-sec.

Pedi os brownies na Adoro Brownie, que conheço há tempos e que tem uns sabores bem especiais. Quanto aos vinhos, comprei o Porto Ruby Comenda no Pão de Açúcar (+/- R$ 30) e o espumante Chance da Villaggio Grando na Celebrai Vinhos pela internet (cerca de R$ 40).

 

Brownie de nutella com espumante Chance Demi-sec da Villaggio Grando

Brownie de nutella com espumante  🙁

Comecei pelo brownie de nutella, que estava delicioso e cremoso, e harmonizou muito bem com o vinho do Porto. Normalmente se combina chocolate com vinho do Porto Vintage, já que o Porto Ruby é mais jovem e menos encorpado, mas nesse caso, a combinação foi perfeita e os sabores se complementaram.

Já o espumante demi-sec, muito leve e fresco, ficou apagado pelo sabor da nutella.

Ponto para o vinho do Porto.

 

1-IMG_2103

Brownie de doce-de-leite e Porto 🙁

Na segunda degustação da noite, testei o brownie de doce-de-leite, que leva doce-de-leite na massa e na cobertura, em uma receita secreta, com os dois vinhos.

Com sabor bem marcante, o brownie não combinou com o vinho do Porto. O doce se sobrepôs ao vinho e não agradou.

O espumante, por outro lado, casou perfeitamente!

 

 

1-IMG_2101

Espumante de riesling Chance demi-sec da Villaggio Grando e brownie de doce-de-leite 🙂

Apesar de ser demi-sec, o espumante Chance não tem aquele sabor adocicado e enjoativo. É fresco e levemente aromático. Depois vi no site da Villaggio que o Chance é feito com 100% de uvas Riesling, daí o frescor e a boa acidez que apresenta.

Moral da história: a harmonização, como na maioria dos casos, depende muito dos ingredientes da receita. Brownie de chocolate vai bem com vinho do Porto. Brownie mais doce, como doce-de-leite ou caramelo, vai melhor com espumante demi-sec. Saúde e bom inverno!!!

Comentários

comments


Leave a Reply

2 thoughts on “Harmonizando vinho com brownie…..hummmmmmm