Hambúger gourmet de javali e Riesling alemão: inovando no Dia do Hambúrger! #CBE 4


Mais uma para a Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE): hambúrger harmoniza com vinhos?

Linda e macia a carne de javali da Cerrado Carnes

Linda e macia a carne sustentável de javali da Cerrado Carnes

Depois de pensar no tema, queria fazer algo bem inusitado e pensei em um hambúrguer gourmet. Lembrei da carne de javali e liguei para meu amigo Gonzalo da Cerrado Carnes, que produz carnes de caça totalmente orgânicas. Ele me indicou o Chef Diego Belda, do restaurante Rothko que, em plena segunda-feira, com o restaurante aberto só para mim, deu uma verdadeira aula de como fazer um hambúrguer de javali.

Chef preparando a carne

Chef Diego Belda preparando a carne

O chef me mostrou a carne de javali, toda marmorizada e de altíssima qualidade. Depois ele pesou, picou, cortou, picou mais um pouco, até que o javali bem pequenininho pudesse ser moldado em formato de hambúrguer. Não acrescentou gordura nem tempero, só 5% de bacon. Aí ele me deu 2 hambúrgueres para eu fazer em casa e fez um para experimentarmos na hora.

Versão final. Nada mal, hein chef!

Versão final do hambúrguer de javali e chutney de abacaxi, montada por mim. Nada mal, hein chef!

Esse ele temperou com sal e pimenta e grelhou em óleo de canola. O cheiro estava de dar água na boca. O hambúrguer, macio, suculento, com sabor marcante do javali e acompanhado de um chutney de abacaxi e pimenta dedo de moça, estava de comer de joelhos. Comi com vontade, agradeci ao chef Diego e corri para casa para fazer a harmonização com vinho.

Riesling muito gastronômico do produtor Heinz Pfaffmann

Riesling muito gastronômico do produtor Heinz Pfaffmann

Sobre o vinho: inicialmente eu tinha pensado em acompanhar o hambúrguer de javali com um Rosso de Montalcino, já que essas carnes de caça vão bem com tintos. Mas quando o chef colocou o chutney delicioso e apimentado no hambúrguer, eu sabia que teria que trocar o vinho. Escolhi então um Riesling alemão seco, com notas de frutas tropicais e alta acidez, que casou perfeitamente com a acidez do abacaxi e ainda balanceou a pimenta dedo de moça. Bela harmonização! Comprei o vinho na Weinkeller por R$ 49,00.

Chef Diego Belda. Créditos: Marcus Steinmeyer

Chef Diego Belda. Créditos: Marcus Steinmeyer

Depois desse dia gourmet, provei que um hambúrguer pode ser gastronômico e que combina muito bem com vinho! Feliz Dia do Hambúrguer e Saúde!!

PS: Se você ainda não comemorou, dá tempo ainda de ir ao Rothko e experimentar o famoso hambúrguer do Chef Diego, coberto com queijo da Serra da Canastra, bacon e folhas de mostarda!

Comentários

comments


Leave a Reply

4 thoughts on “Hambúger gourmet de javali e Riesling alemão: inovando no Dia do Hambúrger! #CBE