Guaspari Syrah Vista da Serra 2011 6


Guaspari-457Quando ouvi que havia uma vinícola em Espírito Santo do Pinhal, no estado de São Paulo, virei os olhos. Eu conheço a região desde pequena e sempre vi fazendas de cana de açúcar, café ou laranja, no local. Nunca poderia imaginar que ali se faria vinhos, ainda mais de qualidade. Mas, ainda assim, estava curiosa para provar o novo vinho paulista, que tanta gente elogiava.

A Guaspari é uma vinícola familiar e nasceu (como esperado) em uma fazenda de café. Em 2006 a família decidiu plantar 6 hectares de videiras, para testar as condições climáticas do local. A vinícola surgiu 2 anos depois e apenas 30 garrafas foram produzidas em 2008, mas já com grande potencial de qualidade.

Hoje a vinícola já conta com 50 hectares de vinhedos, em solos predominantemente graníticos. Os 50 hectares são somente de uvas viníferas européias, como Syrah, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Pinot Noir, Muscat, Viognier, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

A vinícola investiu pesado em equipamentos, em gente especializada (o enólogo consultor é Gustavo Gonzalez, que já trabalhou para Robert Mondavi e fez o Supertoscano Masseto) e em barricas novas de carvalho, para envelhecimento dos vinhos. Também faz a técnica da dupla poda, desenvolvida pela Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), colhendo as uvas no inverno brasileiro.

Eu provei o Syrah Vista da Serra 2011, em um evento da EnoCultura em São Paulo e me surpreendi. Primeiro e mais importante, o vinho tinha tipicidade. Eu já reclamei algumas vezes de vinhos brasileiros que podem ser bons, mas não são típicos. Este não. Era um perfeito Syrah, com tudo que se espera dele. Abaixo minha nota de degustação.

Na taça o vinho tem coloração rubi média. No nariz, deliciosos aromas de frutas negras (amora), frutas vermelhas (cereja), especiarias (canela, baunilha e noz moscada), além da típica pimenta preta do Syrah, e notas de couro e tabaco. Na boca, tem acidez média, taninos bem potentes, mas elegantes, álcool bem equilibrado e sabores muito complexos, confirmando os aromas do nariz. É um vinho de muita tipicidade e de qualidade surpreendente. Recomendado. AE

PRODUTOR VINÍCOLA GUASPARI
ANO 2011
REGIÃO São Paulo
PAÍS Brasil
PONTUAÇÃO 89
COR tinto
BEBER ATÉ 2018
DATA DA DEGUSTAÇÃO Dezembro-2015

Comentários

comments


Leave a Reply

6 thoughts on “Guaspari Syrah Vista da Serra 2011