Freixenet: produçao em massa, mas todo mundo ama!! 2


Freixenet: gigante espanhola na produção do Cava, um espumante feito pelo método tradicional.

Freixenet: gigante espanhola na produção do Cava, um espumante feito pelo método tradicional.

Freixenet é uma gigante espanhola na produção do cava. Fala-se em algo como 200 milhões de garrafas produzidas ao ano.

Localizada na região de Penedes, na Espanha e fazendo cava há mais de 100 anos, a Freixenet impressiona pelo seu tamanho, mas também pela qualidade.

Além do tradicional e conhecido Cordon Negro, provei recentemente 2 cavas feitos pela Freixenet (sim cava é masculino no português e espanhol!): Brut Nature Vintage Reserva 2010 e Cordon Rosado.

Ambos são feitos pelo método tradicional, igual ao do champagne, com a segunda fermentação em garrafa, mas se diferenciam em muitos aspectos.

 

 

foto 1

Freixenet Brut Nature Vintage Reserva 2010: sem licor de expedição.

1) Brut Nature Vintage Reserva 2010: feito com as uvas Macabeo, Parellada e Xarel-lo e com segunda fermentação em garrafa que dura de 15 a 24 meses, esse Brut Nature, não leva licor de expedição, sendo totalmente seco no palato. De ótima qualidade, tem cor amarelo palha, bolhas finíssimas e muitas notas de brioche e fermento, além de frutas cítricas e pêssego. Na boca é complexo, extremamente seco, tem final longo e é bem agradável.

2) Cordon Rosado: feito com as uvas Grenache e Trepat, tem coloração salmão, aromas de morangos e frutas cítricas, leve tostado e excelente acidez. É muito aromático, apesar de seco e tem corpo leve. Vai bem como entrada e combina com uma variedade grande de pratos principais. Harmonizei com uma salada caprese, de tomates, mozzarella de bufala e manjericão. Ficou divino!!

No Brasil quem importa é a Qualimport e está disponível para compra nos principais supermercados. Saúde!!

 

Comentários

comments


Leave a Reply

2 thoughts on “Freixenet: produçao em massa, mas todo mundo ama!!