Fiz a última prova do WSET Diploma – nem acredito 14


Diploma-Alessandra EstevesEssa semana voei para Washington nos Estados Unidos para fazer a última prova do Diploma, o curso mais avançado da WSET (Wine & Spirits Education Trust). Última, porque foram várias, 6 provas no total, entre degustações às cegas e muitas dissertações.

Fiz a primeira prova em Julho de 2014 (o curso é feito entre 2 a 3 anos) e, 1 ano e 8 meses depois, estava fazendo a última prova. Felizmente e com muito, mas muito esforço, passei em todas as provas. Eu contei aqui desde o começo, sobre viticultura (leia aqui), que estudei raízes, enxertos, clones, depois falei de business do vinho e depois da temida Unidade 3 (relembre aqui e aqui). Nesta Unidade 3 passei com mérito.

Depois fiz as provas de espumantes e fortificados (veja aqui) e passei com distinção e mérito nestas provas. A última prova era destilados, ou seja, um mundo vasto e desconhecido para mim.

Na prova de destilados pode cair qualquer coisa entre whisky, gin, vodka, licor, rum, cachaça e tudo mais o que você pensar. As questões dissertativas podem ser sobre empresas (Diageo, Suntory, Pernod Ricard), sobre procedimentos, sobre matéria prima, regiões, tipos de bebidas, etc. É um estudo novo, para quem estava acostumado a lidar com vinho somente.

Eu estudei muito. Fiz mais de 60 notas de degustação às cegas e fiz de tudo para estar afiada, porque não passar em uma prova envolve muito mais que uma nota. Desde o começo, para mim envolveu altos custos financeiros e pessoais. O curso custou ao todo US$ 5.041,00, sem contar as 5 viagens aos Estados Unidos (passagens, estadia, alimentação) e sem contar todos os vinhos, espumantes e destilados que tive que comprar para estudar. Ou seja, repetir em qualquer prova teria um alto custo.

Além disso, um enorme custo era deixar meus filhos e marido por 2 ou 3 noites. Eu me preocupava se estavam bem, se tudo ia dar certo na minha ausência. Agradeço imensamente ao meu marido Guilherme pela generosidade, pela parceria e por acreditar em mim em todo momento.

Mas como foi a prova afinal? 3 whiskies às cegas (não sabia que eram whiskies, só que eram bebidas de grãos) para adivinhar os países. Quando você vê o resultado, parece fácil, mas na hora da prova, a pressão e o nervosismo tomam conta. Descrevi minuciosamente os destilados e coloquei os possíveis países, justificando tudo. Acertei os 3! Nas questões dissertativas, falei sobre destilação em Armagnac, sobre a maturação e finalização de rum e sobre vodkas com sabor. Escrevi bastante, acho que fui bem.

Os resultados oficiais só chegam em 12 semanas, mas eu tenho um bom pressentimento. E ontem, enquanto esperava um voo escrevi ao meu marido que tinha acertado os destilados e que então, provavelmente, havia acabado o diploma. Ele me mandou um áudio por whatsapp:

Acaboooooou, acaboooooou, é tetra!!! 🙂

Feliz sexta!

Ale Esteves

 

Comentários

comments


Leave a Reply

14 thoughts on “Fiz a última prova do WSET Diploma – nem acredito