Ferrari e seus deliciosos espumantes italianos. 2


Espumante FerrariFerrari pode ser sinônimo de carros rápidos, formula 1, linha de roupas e até perfume. Mas a Cantine Ferrari de Trento faz algo que eu adoro: os espumantes Ferrari, tidos como verdadeiros “champagnes” italianos.

Tudo começou em 1902, quando Giulio Ferrari quis criar um vinho espumante parecido com os melhores champagnes franceses. Para isso ele plantou Chardonnay, em Trentino, que fica no norte da Itália. E graças a ele, hoje a região tem a maior área de vinhas Chardonnay da Itália. Em 1952, Giulio, sem filhos, resolveu escolher um sucessor para seu negócio e Bruno Lunelli, dono de uma loja de vinhos em Trento, passou a comandar a empresa. Hoje a empresa continua nas mãos da família Lunelli, que já está em sua terceira geração.

A Ferrari tem uma linha bem completa de espumantes: Brut, Rosé, Demi-Sec, Perlé (uma edicao especial), e os espumantes reservas. Conheço a Ferrari há tempos e sou grande fã destes espumantes (que não são Prosecco, porque não são feitos com a uva Glera, e que não podem ser chamados de champagne, porque não são feitos na região francesa homônima).

ferrariMas porque eu resolvi escrever sobre ela somente agora? Bem, um amigo me escreve e diz que ia comprar Ferrari para o batizado da filha e me pergunta se o espumante era bom. “Bom? É excelente!” Ele me contou que comprou as garrafas diretamente do produtor e que ele, inclusive, fez um rótulo especial para o batizado.

O Ferrari Brut, que ele encomendou, é feito com uvas 100% Chardonnay pelo método tradicional, isso significa que a segunda fermentação (que gera bolhas e que dá os aromas de brioche) é feita na garrafa. Ferrari é um espumante de muita complexidade, que tem notas cítricas e de frutas frescas no nariz, mas também toques de fermento e tostado. Tem acidez refrescante, é super balanceado e uma cremosidade incomparável na boca. Eu sempre digo que esse Ferrari Brut é muito melhor que muitos champagnes franceses que estamos acostumados a comprar.

No Brasil, quem importa é a Decanter e o preço é a partir de R$ 180,00. Preço é de champagne, mas a qualidade é excepcional.

Aqui ao lado você vê a foto do rótulo, que ele me mandou. Achei muito legal do produtor personalizar o rótulo, fazendo o gosto do cliente. Meu único comentário é que a pequena Beatriz já começou bem a vida, brindando seu batizado com Ferrari. Cent’anni Beatriz!

Boa semana com muitas bolhas. Saúde!

Comentários

comments


Leave a Reply

2 thoughts on “Ferrari e seus deliciosos espumantes italianos.