Escolha pelo rótulo: Um vinho peruano para a #CBE 7


Zona típica de produção de vinhos: entre paralelos 30 e 50. Peru está entre paralelos 0 e 23.

Mais um desafio para a Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE): escolher o vinho pelo rótulo, tema sugerido pela Fabiana Gonçalves do Blog Escrivinhos.

Dado o tema, escolhi um vinho peruano que ganhei do meu marido, que anda viajando muito à trabalho e que está cada hora em um lugar diferente.

Confesso que quando recebi o vinho pensei imediatamente naquelas camisetas engraçadas (lousy t-shirts) e parodiei: My husband went to Peru, and all I got was this lousy wine (meu marido foi para o Peru e tudo que eu ganhei foi essa droga de vinho). Mas o vinho não tinha nada de ruim não.

IMG_2477

Detalhe do rótulo: colheita manual.

O Peru é um país muito conhecido pelo pisco, uma bebida de aguardente de uvas, mas não pelos seus vinhos. Teoricamente, por sua localização geográfica, o país estaria fora da zona típica de produção de vinhos, que compreende os paralelos 30 e 50. Mas se a regra é essa, como o Peru produz vinhos?

Apesar da proximidade com o Equador, o clima do país não é tropical e sim bem seco, com verões quentes e pouquíssima chuva. Além disso há zonas com muita altitude e também ventos do Pacífico, o que habilita o plantio das uvas em determinadas regiões.

Agora tradição em viticultura o país tem de sobra! Estima-se que as primeiras uvas do Peru foram plantados em 1550 pelos conquistadores espanhóis, nos arredores da cidade de Ica, que depois de vinificar, exportavam o vinho à Espanha.

O vinho peruano que eu escolhi tem um belo rótulo com desenho de trabalhadores colhendo as uvas manualmente e despejando-as em barris de madeira abertos. Bonito e interessante (veja na sequencia de fotos).

 

IMG_2476

Detalhe do rótulo: vindima.

O vinho é o Don Virgilio Cabernet Sauvignon Reserva 2008 feito pelo produtor Ocucaje.

A Ocucaje é uma empresa familiar, existente há mais de 110 anos no Peru, e que produz Pisco e vinhos. A vinícola está localizada em Ica, no Valle de Ocucaje a 325 km da capital Lima.

Os vinhedos estão sobre um terreno desértico de fósseis marinhos, em uma área que já foi mar há 30 milhões de anos. Por isso mesmo, alguns dos vinhos da Ocucaje tem o símbolo de uma concha no rótulo também.

IMG_2474

Rótulo do vinho Don Virgilio Cabernet Sauvignon Reserva 2008 da Ocucaje.

 

O vinho foi uma boa surpresa! Na taça apresentava cor intensa, com uma certa evolução de cor e os aromas eram bem acentuados. Senti bastante da madeira, tostado, além de cerejas negras e um aroma herbáceo típico de Cabernet.

Na boca, um vinho encorpado, com bons taninos, acidez moderada, complexo e com final beeeem longo. Um vinho de ótima qualidade, que eu tomaria novamente e recomendaria. O preço pago foi cerca de 50 reais. Um bom custo benefício, se houvesse no Brasil.

 

IMG_2479

Ocucaje Don Virgilio: um ótimo vinho do Peru.

O vinho tem 14% de álcool e foi envelhecido por 18 meses em barris de carvalho romenos e, para mim, lembrou bastante os vinhos de boa qualidade do Chile ou Argentina.

Gostei muito e me surpreendi com um vinho nada comum. Ainda acrescento que este vinho peruano ganharia de muitos vinhos tintos nacionais que provei nos últimos tempos.

 

Nesse caso, a escolha pelo rótulo foi boa! Vivendo e aprendendo… Saúde a todos!!

Comentários

comments


Leave a Reply

7 thoughts on “Escolha pelo rótulo: Um vinho peruano para a #CBE