Porque os Amarones são únicos, caros e sedutores. 2


vitigni_corvinaveronese

Corvina Veronese. Fonte: Allegrini Estates

Sempre amei a Sangiovese: no Chianti, no Rosso e no Brunello di Montalcino e principalmente no vinho Tignanello que tem 85% de Sangiovese em sua composição.

Mas aí conheci a Corvina, a Rondinella e a Molinara. Todas juntas para fazer o Amarone de Valpolicella. Aí me apaixonei de novo. Forte, robusto, intenso e poderoso, o Amarone é um vinho da região da Valpolicella, no Veneto, Itália, que tem um processo de produção totalmente diferente do que já vimos.

map

Mapa da região de Valpolicella

Valpolicella fica entre o Lago di Garda e Verona, região belíssima da Itália, de clima temperado, que produz vinhos há muitos séculos. As principais uvas são: Corvina Veronese, Corvinone, Rondinella, Molinara e Oseleta. A região é de longe a maior produtora da Itália, com 850 milhões de litros no ano de 2011 (fonte www.wineacts.it).

O Amarone é um vinho tinto, seco, extremamente alcoólico (mínimo 15%), que nasceu de outro vinho da região, chamado Recioto. As uvas super selecionadas são colhidas no final de setembro/começo de outubro e são deixadas em esteiras para secar. A secagem ou apassimento dura 100 a 120 dias. Durante esse período de “hibernação ativa”, as uvas perdem cerca de 40% a 50% de seu peso (explicando o alto preço dos vinhos) e passam por uma transformação química, que dá ao vinho um elegante aroma de uvas passas.

Apassimento na vinícola Masi.

Apassimento na vinícola Masi. Fonte: www.masi.it

Após o processo de apassimento, há maceração e fermentação das uvas e envelhecimento em barricas. O resultado é um vinho encorpado, muito alcoólico e com ótima fruta, com grande potencial de envelhecimento, mas que com 4/5 anos de vida, já tem taninos bem agradáveis.

Amarone della Valpolicella Classico 2008 - Allegrini

Amarone della Valpolicella Classico 2008 – Allegrini

Os melhores produtores são Allegrini, Masi e Zenato, alguns deles disponíveis no mercado brasileiro por preços entre R$ 350-400,00. O preço é bem salgado, valendo a pena comprar quando viajar, ou aqui mesmo para uma grande celebração. Eu provei o Amarone 2008 da Allegrini no TOP Italian Wines e me apaixonei!

Para harmonizar com o delicioso Amarone, indico queijos fortes como gorgonzola ou parmesão ou ainda carne de caça.

Saúde!!

Comentários

comments


Leave a Reply

2 thoughts on “Porque os Amarones são únicos, caros e sedutores.