Entrega de vinhos em até 60 minutos


delivery“Boa tarde”
“Gostaria de pedir 2 garrafas de Riesling, safra 2010, e um Cabernet Sauvignon, safra 2009.”
“Merlot acompanha?”
“Não obrigada.”
“Seu pedido será enviado em até 60 minutos. Obrigada e tenha uma ótima tarde.”

Não, o dialogo acima não é real. Vinho ainda não pode ser pedido como pizza, mas em alguns lugares do mundo já estamos bem perto disso.

Empresas nos Estados Unidos lançaram em 2015, o serviço de entrega expressa de vinhos em uma hora. São lojas que terceirizaram a entrega ou sites que entregam vinhos em ate uma hora, em grandes centros econômicos.

A Amazon, pioneira em entregas rápidas, lançou o serviço de entrega de vinhos em uma hora, para os clientes Prime, em Manhattan, San Diego e Seattle, diretamente ou por meio de parceiros.

A seleção de vinhos é vasta, os vinhos são escolhidos por um sommelier e o cliente pode pedir ajuda de um especialista na compra. De qualquer forma, todos os dados do vinho como uvas, procedência, estilo e potencial de guarda estão disponíveis no site para leitura. Há ainda opções entre vinhos orgânicos, pequenos produtores, vinhos veganos e pack de vinhos.

É possível também comprar pelo aplicativo da Amazon, facilitando a vida do cliente que está em trânsito, por exemplo, e que não pode acessar um computador.

O maior benefício disso é para o cliente, claro. A facilidade de poder organizar uma festa de última hora, pedir os vinhos e saber que vão chegar a tempo, é uma grande tranquilidade. Também empresas, que pedem vinhos em volume, podem agora pedir na data do evento e não necessitam mais manter o estoque das garrafas.

Mas há restrições. Alguns sites estabelecem uma compra mínima, há certo horário de entrega e a entrega é somente feita em um determinado perímetro urbano. Também a seleção de vinhos pode não ser tão vasta quanto a encontrada em uma loja especializada ou supermercado. E possivelmente, se você estiver procurando um vinho em conta, na faixa de 5 dólares, o frete sairá mais caro que o vinho.

Em 2015 o serviço de entrega de vinhos foi também lançado em Londres por algumas empresas: Amazon, Connoser, Gett, entre outras. Se você não mora em Londres, mas esta viajando para lá, pode utilizar este serviço para compras de última hora e pedir a entregar no seu hotel.

No Brasil, as empresas ainda não tem previsão de oferecer um serviço parecido. Eu entrei em contato com a Evino e conversei com a Jessica Marinzeck, head sommelière da empresa. Ela me disse que como a empresa tem sede no Espírito Santo, o serviço de entrega em uma hora na cidade de São Paulo, por exemplo, seria complicado, em razão do estoque não estar fisicamente aqui.

Há que pensar também no trânsito das grandes capitais brasileiras, em eventuais acidentes no percurso e no cuidado com o transporte, já que as garrafas, além de frágeis, necessitam estar em uma temperatura controlada.

Nós como consumidores, só temos que esperar e torcer para que chegue logo ao Brasil.
Boa semana!

Ale Esteves

Em tempo: logo após a publicação do post a Karine Ferreira, da Red Vinhos, me informou que eles entregam em até 45 minutos para clientes que estejam em um raio de 5km da sua loja, localizada no Itaim Bibi, em São Paulo. Cobram uma taxa de R$ 9,90 pela entrega expressa e a entrega normal é gratuita. O site é http://www.redvinhos.com.br/

Comentários

comments

Leave a Reply