Enoturismo na Valpolicella: Vinícola Campagnola


campagnolaQuando estive em janeiro de 2015 na Valpolicella, visitei a Vinícola Campagnola e provei alguns de seus vinhos, mas de alguma forma não tinha publicado nada sobre o produtor no site. Hoje achei minhas notas sobre a vinícola e resolvi dividir aqui.

Fundada em 1907, a Campagnola é uma gigante na produção de vinhos; produz mais de 1 milhão de garrafas anualmente, entre vinhos tintos (Amarone, Valpolicella Classico, Recioto), brancos e espumantes. Tem 18 hectares de vinhas em Marano della Valpolicella e também propriedades no Lago di Garda e na região do Prosecco.

Em Valpolicella a vinícola é linda, acaba de passar por uma reforma de 6 anos. A sala de degustação é feita com materiais bem modernos, toda envidraçada, e tem vista de 360 graus para os vinhedos. Vale muito a pena a visita.
Seus vinhos são de estilo moderno, frutados, extrativos e sempre envelhecidos em barricas de madeira. São vinhos de qualidade, que agradam muito os consumidores de seus principais mercados: Estados Unidos, Rússia e Canadá. Os preços são bem razoáveis, o Amarone della Valpolicella 2011 custa 25 euros na vinícola. O Amarone della Valpolicella Riserva sai por 32 euros. Se compararmos o que pagamos aqui no Brasil, o vinho tem realmente um ótimo custo.
Il Fortificado Giuseppe CampagnolaO grande destaque da minha degustação ficou por conta de um Recioto (vinho doce feito com uvas passificadas) fortificado com brandy, a estilo do Vinho do Porto. A produção é pequena e a graduação alcoólica é de 19%. O Il Fortificato custa 22 euros na vinícola, a garrafa de 500ml.
Com certeza vale visitar as caves e degustar os vinhos, com a vista privilegiada dos vinhedos. Aqui os dados:
Giuseppe Campagnola SPA
Via Agnella 9, 37020 – Marano di Valpolicella (VR) – Italia
Tel. +39 045 7703900 – Fax +39 045 7701067
campagnola@campagnola.com
 Saúde!
Ale Esteves

Comentários

comments

Leave a Reply