Leitura: Casa Mondavi – uma Dinastia. 3


CASA_MONDAVI

Casa Mondavi: Ascensão e Queda de uma Dinastia de Vinho.

 

Acabei de ler o livro que conta a história de Robert Mondavi e da própria viticultura da Califórnia, e recomendo bastante.

 

Li o livro no Kindle, em inglês, mas vi que há cópias disponíveis em português nas livrarias. Abaixo um trecho, em tradução livre:

“Ao mesmo tempo, o consumo de vinho nos Estados Unidos mais que dobrou durante os anos da Lei Seca, de cerca de 60 milhões de galões para 150 milhões de galões, em grande parte em razão da Lei Volstead, que permitiu à famílias que fizessem vinho, em suas casas, para consumo próprio.”

 

O livro começa com a história do pai de Robert, Cesare Mondavi, imigrante italiano, que produzia vinho durante os anos de Lei Seca nos EUA e comprou e dirigiu uma das primeiras vinícolas de larga escala na Califórnia, a Charles Krug.

 

Conta também que depois da morte de Cesare, os irmãos Robert e Peter dirigiram a Charles Krug, até que Robert se separou da família nos piores termos, mudou a pronúncia do seu sobrenome e decidiu criar sua própria empresa.

 

robert mondavi

Robert Mondavi.

 

O livro fala ainda como Robert Mondavi se associou com o Barão Philippe de Rothschild para criar a Opus One, com o Marques de Frescobaldi na Itália e com a Viña Errazuriz (Seña, Arboleda, Caliterra) no Chile. Robert fez um Império no mundo do vinho e modificou para sempre o gosto dos americanos em beber vinho. Viveu quase 100 anos e viu sua empresa ser comprada em 2004 em meio a escândalos e dívidas. Bem interessante!

Boa leitura e Saúde!!!

Comentários

comments


Leave a Reply

3 thoughts on “Leitura: Casa Mondavi – uma Dinastia.