Dia da Pizza!! Pizza e champagne Louis Roederer, pode isso? #CBE 3


pizza-cristal

Hoje é dia de pizza!! Fonte: divulgação Cristal.

Dia 10 de julho é o dia da pizza e o confrade Cristiano Orlandi, do Vivendo Vinhos, pediu aos amigos da Confraria Brasileira de Enoblogs para escrever um post harmonizando pizza com vinho.

Harmonização, como em todo prato, depende muito do mais do recheio e do molho do que do prato em si. Eu já harmonizei pizza com Chianti Classico,  já harmonizei a pizza tacchino da Bráz (peito de peru defumado, coberto de Catupiry e alho poró) com vinho branco alemão Riesling e sempre funcionou.

IMG_2244

Champagne Louis Roederer Brut Premier

Agora resolvi harmonizar uma bela pizza italiana com o Champagne (mereceu maiúsculo mesmo) francês Louis Roederer. Mas pode isso, Cristiano?

Era domingo a noite, um aniversário da família e final da copa das Confederações, Brasil jogando bem. Muitos motivos para comemorar e meus convidados me trazem o champanhe. Pedi a pizza de mozzarella de búfala na Cristal e abrimos o champanhe.

Eu podia sentir os aromas a meio metro de distância. Super aromático, com notas de brioches ou daquelas leveduras que lembram massa de pizza crua, frutas, flores, fresco. No copo, muitas bolhas, uma cor ouro linda, ótima acidez, e um final longuíssimo. O champanhe era nada menos que excelente.

champagne-cristal

Louis Roederer Cristal Brut. A garrafa custa cerca de 1.500 reais, dependendo da safra. Fonte: divulgação

O produtor deste champanhe, Louis Roederer, é o mesmo que produz o famoso e caríssimo Champagne Cristal, preferido dos rappers americanos, mas produz outras variedades também entre rosé, demi-sec, brut e vintages.

O Brut Premier tem 12% de álcool e tem Pinot noir, Chardonnay e Pinot Meunier em sua composição. Há várias lojas que vendem na internet, preço a R$ 238,00 na Expand.

Mas e combinou com a pizza? Ficou excelente! A acidez do tomate pelado da pizza foi bem com a acidez do champanhe e caiu muito bem com a vitória do Brasil em campo. Bela noite!

Saúde e aproveitem hoje o dia da pizza!

Comentários

comments


Leave a Reply

3 thoughts on “Dia da Pizza!! Pizza e champagne Louis Roederer, pode isso? #CBE