Dia da Grenache #Grenacheday 2014 2


Viva a Grenache! Já experimentou o famoso vinho Chateauneuf que leva Grenache em sua composiçao? Crédito: http://www.panoramio.com/photo/24169960

Viva a Grenache! Já experimentou o famoso vinho Châteauneuf que leva Grenache em sua composição?
Crédito: http://www.panoramio.com/photo/24169960

Hoje, dia 19 de setembro, é celebrado o Dia da Grenache no mundo todo.

Grenache, Garnacha (na Espanha) ou Cannonau (na Sardenha) é uma uva tinta de alta qualidade e que se dá muito bem em regiões quentes e secas. Dá vinhos com aromas de morango, pimenta branca e que, quando envelhecem, ganham aromas de caramelo, toffee e até aromas saborosos de carne.

A Grenache dá vinhos potentes, de muito álcool, muito corpo, mas com taninos macios. Esta uva é usada em cortes com Syrah, Mourvèdre, Cinsault e outras uvas tintas do Rhône e é uma das uvas do famoso vinho francês Châteauneuf-du-Pape. Na Espanha pode ser usada com a Tempranillo e é plantada das regiões do Priorato, Rioja ou em Navarra.

A Grenache é plantada também em outras regiões do mundo, como Austrália, Califórnia e Washigton State e cada vez mais outros países como Chile, Argentina e África do Sul estão experimentando fazer vinhos com a Grenache.

Há vinhos leves rosés feitos com a uva Grenache ou tintos com boa estrutura. Châteauneuf-du-Pape, por exemplo, tem muito corpo, textura rica e sabores de fruta vermelha e especiarias, que equilibram o alto nível de álcool. Podem ser 100% Grenache ou feitos em cortes com Mourvèrdre, Cinsault, Syrah e outras uvas (treze uvas no total são permitidas).  Châteuneuf é o maior de todos os crus do vale do Rhône e, historicamente importante, já que foi a primeira apelação controlada, ou AC (Apellation Controlée), da França.

Eu já estou pensando em um vinho para essa sexta e você, vai de Grenache? Bom final de semana!

Comentários

comments


Leave a Reply

2 thoughts on “Dia da Grenache #Grenacheday 2014