Desafio do vinho português para a #CBE 11


foto (1)O tema de abril para a CBE – Confraria Brasileira de Enoblogs é um vinho feito com uvas Touriga Nacional.

A CBE é uma confraria virtual fundada em 2007, que reúne cerca de 40 confrades. Estes são mensalmente convidados para falar de certo tema, escolhido de acordo com a sugestão de um deles. Apesar de ter um sogro português e já ter visitado o país, tenho muito a descobrir sobre os vinhos portugueses. E como esse é meu primeiro post para a CBE (e não queria fazer feio) escrever sobre esta uva e achar um vinho 100% Touriga Nacional foi um grande desafio.

Fonte: http://www.turismodeportugal.pt/

O vinho selecionado foi o Dona Maria Touriga Nacional 2009, comprado na WinePro em São Paulo. A vinícola é a tradicional Julio Bastos, da região do Alentejo, Portugal. Conta-se que a vinícola foi um presente dado por D. João V a uma cortesã, D. Maria, daí vindo o nome do vinho. A uva Touriga Nacional é hoje uma das uvas tintas mais apreciadas em Portugal, e plantada do Douro ao Alentejo.

Sobre o vinho: no copo tem cor rubi escuro quase púrpuro, lágrimas bem pronunciadas (boa indicação dos 14,5% de álcool do mesmo) e aromas de violeta, carvalho e azeitonas. Na boca, é possível sentir fruta em compota, apresenta boa acidez, tem taninos macios e é encorpado. Em geral, um vinho bem equilibrado, de ótima qualidade e que permanece na boca por longo tempo. A importadora fala em guarda por até 10 anos, mas achei o vinho pronto para ser bebido imediatamente.

E você, já degustou um vinho 100% Touriga Nacional? Comente, compartilhe!

Até o próximo desafio do CBE, uma ótima semana a todos e Saúde!!!

Comentários

comments


Leave a Reply

11 thoughts on “Desafio do vinho português para a #CBE