Criando um vinhedo na Tasmânia para o Diploma da WSET. 3


A Tasmânia é essa ilha ao sul da Austrália, representada no mapa pela cor verde.

A Tasmânia é essa ilha ao sul da Austrália, representada no mapa pela cor verde.

Comecei agora em maio o Diploma, o nível 4 da Wine and Spirits Education Trust (WSET). Esse é um curso que dura 2 a 3 anos, bastante profundo, e que dá, ao final, o título de especialista em vinhos e destilados, e a possibilidade de se candidatar ao Instituto Master of Wines.

A primeira parte é viticultura. Mas não pense em algo superficial. Pense em biologia, química e geografia bem detalhadas. Tipos de solos, nutrientes do solo, macro, micro e mesoclima, topografia, geologia, elevação, erosão, doenças das vinhas, tipos de raízes, clones, híbridos e cruzamentos são apenas alguns dos termos que tenho que aprender.

E a atividade desta semana é criar um novo vinhedo em uma parte do mundo. Eu e meu grupo (composto por estudantes do mundo todo) selecionamos a Tasmânia, já que é bem longe de onde estamos.

Eu sei que a Tasmânia é uma ilha ao sul da Austrália, que é uma região vinícola e que tem o Diabo da Tasmânia (sensacional desenho da Warner Bros), mas não sabia mais nada sobre essa ilha.

A ilha é fria e úmida, chove na Tasmânia mais que em muitas partes da Austrália combinadas. As uvas mais plantadas são aquelas de regiões frias como Riesling, Pinot Gris, Chardonnay e Pinot Noir, sendo que com estas duas últimas se faz deliciosos vinhos espumantes também. Porém, em razão de anos mais quentes, devidos ou não à mudança climática, alguns produtores conseguiram bons resultados com Merlot, Cabernet Sauvignon e Shiraz, em vinhas plantadas em locais mais quentes.

Eu sugeri ao meu grupo plantarmos Riesling, já que adoro essa uva e já que o clima da ilha é bastante próprio para isso. Agora falta achar o local, verificar o solo, encontrar a raiz adequada, o tipo de clone de Riesling, o tipo de plantação adequada e uma série de outras decisões. Vou ter semanas emocionantes pela frente!

Taz ou Diabo da Tasmânia: não vai atrapalhar meu vinhedo.

Taz ou Diabo da Tasmânia: não vai atrapalhar meu vinhedo.

Agora quanto ao Diabo, esse é um mamífero marsupial que habita a ilha, principalmente em florestas. Acho que não vai atrapalhar meu vinhedo. Saúde e boa semana!

 

 

Comentários

comments


Leave a Reply

3 thoughts on “Criando um vinhedo na Tasmânia para o Diploma da WSET.