Churrasco de Javali e Rosso di Montalcino. #CBE 4


1-IMG_2893

Renieri Rosso di Montalcino 2009.

O tema deste mês para a Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE) foi escolhido pelo Cristiano Orlandi, do Blog Vivendo Vinhos. Nossa missão era combinar um vinho do Velho Mundo com churrasco e não passar de R$ 150,00.

Como eu tinha um Rosso di Montalcino Renieri 2009 em casa, que queria abrir faz tempo, e um pedaço de javali que ganhei da Cerrado Carnes, resolvi harmonizá-los para esse postAgora o problema de quem mora em São Paulo em apartamento é fazer churrasco dentro de casa.

1-IMG_2894

Antes: Javali pronto para ser assado em uma cama de sal grosso.

Lembrei então dos meus tempos de inverno na Suíça e de uma amiga argentina que me ensinou a fazer um Asado (com 1 s mesmo) no forno, que fica igual churrasco de grelha. O segredo é assim: faça uma cama de sal grosso e coloque a carne em cima. Deixe assar lentamente. A gordura da carne derrete é absorvida pelo sal grosso e os vapores do sal temperam a carne. Simples e fácil. E ficou muito bom.

O vinho então estava excelente! Comprei esse Rosso di Montalcino na Total Wine dos EUA por míseros 16 dólares.

 

1-IMG_2896

Depois: Javali assado para acompanhar um Rosso di Montalcino.

E tinha tudo o que um belo Rosso podia oferecer: intensos aromas de cereja vermelha, framboesa e terra, alta acidez, taninos macios, médio corpo, gostoso, fácil de tomar.

Esse vinho é feito pela Tenuta Renieri em Montalcino, Itália, que faz o vinho Brunello di Montalcino também. A uva é 100% Sangiovese e o vinho passa 12 meses por envelhecimento em barricas de carvalho francesas.

Depois de 1,5 hora no forno e dividida ao meio a carne estava macia e saborosa e com o vinho ficou fantástica! Agora observem a foto “depois” e vejam se minha amiga argentina não entende tudo de churrasco! Saúde!!

 

Comentários

comments


Leave a Reply

4 thoughts on “Churrasco de Javali e Rosso di Montalcino. #CBE