Cheval des Andes 2007 – um Grand Cru da América do Sul. 1


cheval-andes

Cheval des Andes. Fonte: divulgação.

Tive o prazer de beber o Cheval des Andes 2007 no evento da Wines of Argentina em São Paulo (relembre aqui) e o vinho estava tão bom, que mereceu um post só para ele.

Cheval des Andes é uma joint venture fundada em 1999 para produção de vinhos entre o Château Cheval Blanc, renomada vinícola francesa da região de Saint-Emilion, e a Terrazas de los Andes, localizada na Argentina. A vinícola está no distrito de Las Compuertas, uma das regiões de maior prestígio de Luján de Cuyo, em Mendoza.

 

O enólogo francês Nicolas Audebert recomenda esperar mais 10 anos para a safra 2007. Espero?

O enólogo celebridade francês Nicolas Audebert recomenda esperar mais 10 anos para a safra 2007. Espero?

De clima temperado e com boa variação de temperatura, o local foi escolhido como o ideal para se fazer um Grand Cru dos Andes. Nicolas Audebert, francês que já esteve à frente da Veuve Clicquot e Möet & Chandon é o enólogo para o Cheval des Andes.

O vinho é uma assemblage de 5 uvas, colhidas a mão e finamente selecionadas na vinícola. São cerca de 3,5 anos de envelhecimento antes da venda. 

 

Dados do vinho:

Vinho: Cheval des Andes

Produtor: Cheval des Andes (JV Cheval Blanc & Terrazas de los Andes).

Região: Las Compuertas (Vistalba), Mendoza, Argentina.

Safra: 2007.

Uvas: Malbec, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot.

Teor Alcoólico: 14,5%

Onde comprar: Disponível no Duty Free do Brasil e em lojas online como a Wine por R$ 304,00.

O vinho tem cor intensa, verdadeiramente púrpura e apresenta aromas de frutas negras, pimentão e menta e leve madeira. Na boca, o vinho é encorpado, com excelente acidez, muita fruta e taninos extremamente macios. O vinho é incrivelmente agradável, muito complexo, tem um final longuíssimo, demonstrando sua qualidade, e na minha opinião, está pronto para beber.

Nicolas Audebert recomenda esperar pelo menos mais 10 anos para beber as safras de 2006 e 2007, mas o vinho já está tão bom que eu não consigo imaginar como o vinho pode melhorar mais. Aproveite e Saúde!!

Comentários

comments


Leave a Reply

One thought on “Cheval des Andes 2007 – um Grand Cru da América do Sul.

  • Marcelo Andrade

    O Cheval des Andes é um vinho multicamadas, untuoso e deliciosamente complexo. Com um belo potencial de guarda! Um dos melhores do Conel Sul, na minha opinião. Abs!