Champagne Vollereaux Cuvée Marguerite 2008


vollereauxEu já falei aqui no site diversas vezes sobre a marca de champanhe Vollereaux, que é importado pela Chez France. Gosto muito do champagne Vollereaux Rosé de Saignée Brut, um champanhe de coloração salmão delicioso (relembre aqui) e sobre o Volleraux Brut que tem bom preço (veja aqui). Agora provei o Cuvée Marguerite, um champanhe safrado e que tem um cuidado especial na elaboração.

A Volleraux nasceu na cidade de Pierry, perto de Eppernay e engarrafou sua primeira safra em 1923. A empresa continua sendo familiar e hoje tem cerca de 40 hectares de vinhedos, espalhados pelas diferentes regiões de Champanhe.

O Cuvée Marguerite é um champanhe safrado, ou seja, só foi feito com uvas da safra indicada no rótulo, ao contrário da maioria dos champanhes, que são feitos com um corte (blend) entre diversas safras. Esse cuvée 2008 também passa 5 anos em contato com as borras, o que vai dar maior complexidade, mais aromas e sabores ao vinho. É feito com 75% Chardonnay e 25% Pinot Noir.

Na taça o champanhe tinha cor amarelo pálida e poucas bolhas, que podem ser resultado da idade. No nariz, aromas bem discretos de fermento, frutas cítricas, notas florais e alguns aromas terciários como cogumelos. Na boca, bem equilibrado, com um final médio, pronto para beber agora. AE

PRODUTOR VOLLEREAUX
ANO 2008
REGIÃO CHAMPAGNE
PAÍS FRANÇA
PONTUAÇÃO 90
COR branco
BEBER ATÉ 2016
DATA DA DEGUSTAÇÃO Abril-2016

Comentários

comments

Leave a Reply