Champagne Master level em breve no Brasil!


FWSEm Agosto terminei o Master level sobre champanhe, realizado pela French Wine Society (FWS) em Washington.

Tive uma ótima experiência com a escola, pelo material, organização e qualidade dos palestrantes. Foram 17 seminários, com palestrantes como Steve Charters MW, Peter Liem, Essi Avelan MW, Geoff Kruth MS, Charles Curtis MW, entre outros (MW= Master of Wine e MS= Master Sommelier).

Passamos pela história de Champanhe, sobre o método de produção, as sub-regiões, a economia de champanhe, os produtores e ainda tivemos uma aula sobre harmonização entre os vários tipos de champanhe existentes e pratos.

No final do curso, há um exame em 3 partes: um mapa para você localizar cidades e sub regiões, uma prova de múltipla escolha e ainda 4 questões dissertativas para você escrever sobre diversos temas. Eu fiz a prova dia 13 de Agosto (meu aniversário) e passei com honras, atingindo quase 90% da prova.

Fiquei muito feliz com o curso e o resultado, e FWS ainda publicou meu resultado na sua página do Facebook (veja abaixo). 🙂

Bom, mas esse post é para dizer que a FWS resolveu traduzir todo o conteúdo do material para português (eu fiz em inglês) e vai começar a dar os cursos no Brasil. A escola parceira será a The Wine School.

Os cursos que a escola tem são:

Além do French Wine Scholar. Eles ainda fazem viagens de estudo pelas principais regiões da França.

Estudar e renovar conhecimento sempre vale a pena, principalmente com quem entende do assunto.

Boa semana!

 

Ale Esteves

Alessandra Esteves-Master Champagne

Comentários

comments

Leave a Reply