Chablis: vinho branco francês para a #CBE 5


Estou meio em falta com a Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE), já que mês passado não publiquei meu vinho. Para compensar, resolvi ser pontual e então hoje 1 de Julho é dia do vinho para a CBE.

O tema deste mês foi escolhido pelo confrade Marcello Galvão do blog Agenda de Vinhos. Ele escolheu um branco Chablis, que aliás eu adoro e falei aqui há algum tempo.

O vinho que escolhi foi o Domaine des Chenevières Chablis 2011, que comprei nos Estados Unidos por US$ 19,99. Este vinho é feito com uvas 100% Chardonnay e tem que estar na região francesa de Chablis para ganhar essa apelação no rótulo.

Mapa das regioes francesas, com Chablis. Crédito: http://schiller-wine.blogspot.com

Mapa das regioes francesas, com Chablis.
Crédito: http://schiller-wine.blogspot.com

Chablis é sempre um vinho que todo mundo classifica como mineral, com alta acidez e muito seco. Os americanos o chamam de “bone dry” que seria algo como seco até o osso ou muito seco. A região é bem fria, fica ao norte da Borgonha, perto de Champagne. A uva que reina aqui é a branca Chardonnay. Os vinhos não costumam passar por barricas de madeira para maturação, já que os produtores querem mostrar o caráter da uva e do terroir, ou seja as características do local onde foi plantada.

Domaine des Chenevières Chablis 2011: ótimo custo benefício. PS: Princesa Léia de Lego entrou de intrusa na foto...

Domaine des Chenevières Chablis 2011: ótimo custo benefício.
PS: Princesa Léia de Lego entrou de intrusa na foto…

Esse Chablis, de preço bem razoável, tem coloração bem clara e aromas de limão e frutas frescas no nariz como pera e leve pêssego. Na boca, corpo médio menos, repetindo os sabores de frutas frescas sentidos no nariz e altíssima acidez, mas uma acidez refrescante, agradável, que te faz pedir um outro copo ou até uma outra garrafa.

Um excelente custo/benefício e um vinho de boa qualidade. Esse produtor é familiar, tem 38 hectares divididos pela região e faz vinhos há 5 gerações. Boa dica de compra, se você for viajar. Saúde!!

Comentários

comments


Leave a Reply

5 thoughts on “Chablis: vinho branco francês para a #CBE