Alessandra Esteves, MAES, DipWSET 2


wset_11Pouco mais de 8.500 pessoas no mundo ganharam o título de DipWSET em 47 anos da Wine and Spirits Education Trust (WSET), desde a criação do instituto em 1969. No Brasil, são cerca de 10 pessoas com o título e ontem eu tive a alegria em descobrir que eu faria parte desse time.

Aqui no site e nos Podcasts eu contei a minha jornada para conseguir o Diploma. Fiz a primeira prova em Julho de 2014. Depois seguiram-se outras 6 provas, entre redações, questões dissertativas e degustações às cegas. Estudei (quase) todas as regiões do mundo, (quase) todos os espumantes, fortificados, destilados e vinhos tranquilos que existem. Aprendi muito.

Fiz o estudo online, sem grupo de estudos e sem aula, mas li uma interminável lista de livros e artigos de jornais/revistas/blogs. Eu fiz todas as provas nos Estados Unidos, mas troquei de provedor do curso 3 vezes, para poder terminar o curso mais rápido. Os resultados foram positivos e terminei o curso em menos de 2 anos.

A última prova, destilados, fiz em Março de 2016 (relembre aqui). Acertei os 3 whiskies às cegas e as questões, e passei com mérito. Com isso, terminei a jornada e ganhei o título DipWSET para usar no meu nome. Ele ficará atrás do MAES (Master in Advanced European Studies), o mestrado em Direito e Política europeia que fiz nos tempos que ainda trabalhava como advogada.

Eu sinceramente agradeço a todos que torceram, seguiram meus passos e se divertiram com os absurdos do estudo para o Diploma. Mais importante que chegar no resultado, é desfrutar o caminho. E isso eu fiz, seguramente.

E agora? Para onde? Adiante, sempre.

Boa semana!

Alessandra Esteves

Comentários

comments


Leave a Reply

2 thoughts on “Alessandra Esteves, MAES, DipWSET