Academia do Chianti Classico: cursos 2016


chianti

O Gallo Nero que representa o Chianti Classico. Já reparou que este símbolo está nas garrafas?

Se você planeja visitar a Itália e passar pela cidade de Florença, uma boa opção é fazer alguns cursos de vinho na Academia do Chianti Classico.

Chianti é um vinho tinto bem conhecido e é também uma região, no centro da Toscana. Há um Consorzio que representa essa denominação de origem (uma DOGC, Denominação de Origem Controlada e Garantida) e que cria programas para que este vinho ganhe notoriedade no mundo.

A Academia do Chianti Classico foi fundada o ano passado e está em Radda in Chianti, no Convento de Santa Maria al Prato, uma construção histórica do século XVIII. O Convento foi inteiro reformado, o que durou 10 anos, e hoje abriga uma livraria, um bar de vinhos (Wine Bar), uma loja de vinhos com mais rótulos de Chianti Classico que qualquer outro lugar no mundo, e ainda 3 classes super bem equipadas.

Há basicamente 2 tipos de curso:

  • ABC del Gallo Nero: um curso de 3 horas sobre como degustar vinhos e são servidos 4 vinhos nesse período. EURO 50,00 por pessoa. Há datas em abril, maio e junho, com várias opções de dias.
  • Discovery Day: esse é um curso de um dia inteiro, que inclui almoço com 2 vinhos no Wine Bar. O curso fala dos vinhos italianos, vinhos da Toscana, e depois foca em Chianti Classico. São degustados 10 vinhos durante o dia todo. EURO 180,00 por pessoa.

Outras informações acesse: http://www.chianticlassico.com/academy/

Galo Negro do Chianti Classico

Em tempo: sabe o porquê do símbolo do galo negro? Ele nasceu de uma rivalidade entre as cidades de Siena e Florença e conta-se que, para decidir os limites das cidades, seus cavaleiros teriam que se levantar com o cantar do galo e no exato ponto onde se encontrassem, seria marcada a fronteira das cidades. Os habitantes de Siena criaram um galo forte e grande e os habitantes de Florença preferiram um galo negro, que foi deixado sem alimentação. No dia marcado, o galo negro, com fome, cantou antes do amanhecer e os cavaleiros de Florença sairam antes, ganhando tempo, encontrando o outro cavaleiro a apenas 12km de Siena.

Fato é que o símbolo sempre representou Chianti e foi inclusive pintado no teto do Salone do Cinquecento, no Palazzo Vecchio. Posteriormente, o Consorzio elegeu o símbolo para os vinhos.

Boa semana com saúde!

Ale Esteves

Comentários

comments

Leave a Reply