8 dicas para você passar no WSET avançado 1


Crédito da foto: milanwineacademy.com

Certificados da WSET. Crédito da foto: milanwineacademy.com

Este post é sobre o WSET nível 3 e não sobre o Diploma, nível 4, e sua Unidade 3.

Nível 3 é o curso avançado da WSET que é feito no Brasil pela Eno Cultura e pela The Wine School. Resolvi escrever algumas dicas, já que são muitos os emails que chegam, perguntando sobre dicas. Então preste atenção e aqui vai:

1) Estude! O nível 3 tem uma apostila gigante, com bastante material para ler. Muitos me perguntam “preciso ler tudo?”. Óbvio! Um curso avançado de vinhos nunca vai ser fácil. Deixe as redes sociais de lado e leia, leia, leia muito. Até alguns anos atrás, a apostila era em inglês. Ela foi traduzida em 2013, facilitando bastante. Então leia.

2) Preste atenção nos professores: as aulas são mero complemento do seu estudo em casa. Os professores não conseguem, em tão pouco tempo, cobrir todos os vinhos e regiões do mundo. Mas, quando estiver em aula, pergunte, anote, siga as dicas deles e divirta-se. Lembre-se que você está estudando sobre vinho e não física quântica (com o maior respeito pelos físicos).

3) Use o app da WSET: O app é difícil, mas te ajuda a memorizar certas regiões e sub-regiões. Disponível na App store.

4) Ouça meus Podcasts e videocasts: meus Podcasts dos últimos 12 meses foram todos gravados com base nos meus estudos para o Diploma, assim, você pode ouvi-los para ajudar a gravar os pontos importantes. Você encontra eles aqui no meu site ou lá no iTunes.

5) Estude as regiões importantes: você pode até não saber muito dos vinhos da Bulgária, mas TEM QUE SABER sobre os vinhos de Bordeaux e da Borgonha. Essas são regiões chave no mundo. Outras regiões importantes são Austrália, Nova Zelândia e Alemanha (e a maioria dos meus colegas errou a questão da Alemanha que caiu na minha prova).

6) Degustação: para ser um bom degustador às cegas, você precisa degustar muito, ter muita atenção e tentar esquecer seus pré conceitos sobre qualquer vinho. Fiz um Podcast bem legal sobre isso: como degustar às cegas. Funcionou, porque degustei 12 vinhos às cegas no Diploma e passei com mérito. 🙂

7) Compre meus livros: Vinhos da Itália (básico, você lê em um dia) e Vinhos da Austrália (mais técnico, mais longo) são dois livros que escrevi e que podem te ajudar. Custam cerca de R$ 6,00 a versão ebook, na Amazon ou iTunes. Compre, baixe e me prestigie!

8) KEEP CALM AND ENJOY LEARNING: fique tranquilo. O nível 3 não exige tanta profundidade no assunto e você sempre pode repetir a prova. O importante sempre vai ser o conhecimento adquirido.

Agora, continue estudando e boa sorte!

Ale Esteves

Comentários

comments


Leave a Reply

One thought on “8 dicas para você passar no WSET avançado