As 10 uvas mais plantadas da Itália: grandes surpresas 4


A uva mais plantada da Itália é... Sangiovese, claro, a uva do Chianti. Fonte: www.weddingintuscany.info

A uva mais plantada da Itália é… Sangiovese, claro, a uva do Chianti.
Crédito: www.weddingintuscany.info

Gosta de vinho italiano? Eu adoro! E quais as uvas mais plantadas na Itália?

Analisando algumas estatísticas para um guia que estou escrevendo, me deparei com a seguinte lista das top 10 uvas*:

1) Sangiovese: essa era esperada! É a uva que reina na Toscana! Sangiovese é a uva do Chianti, do Vino Nobile de Montepulciano e do Rosso e Brunello di Montalcino. É uma uva gastronômica, que combina muito bem com uma pizza, ou, no caso dos vinhos mais potentes, com carne de caça tipo javali.

2) Trebbiano: é uma casta branca, utilizada em vinhos produzidos por toda a Itália. Tem característica principal a alta acidez e o sabor de frutas tropicais. Está presente nos vinhos Orvieto e Frascati, e, no  de maior qualidade, Trebbiano di Soave.

3) Montepulciano: uva tinta plantada em Abruzzo, no Sul da Itália, que gera vinhos potentes, de álcool elevado e acidez moderada. Montepulciano d’Abruzzo é uma região DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida), que não se pode confundir com Vino Nobile de Montepulciano (acima).

4) Catarratto: oi? Nunca ouviu falar? É uma uva branca, amplamente plantada na Sicília, que dá vinhos brancos encorpados com aromas de limão siciliano. É usada também para fazer o vinho doce Marsala.

5) Merlot: por essa eu não esperava, Merlot em 5 lugar na Itália? Merlot veio para a Itália em meados dos anos 60. Hoje vários Supertoscanos tem a Merlot como base, já que ela se adaptou muito bem na região costeira da Toscana. Também muito plantada nas regiões de Trentino Alto Adige, Veneto e Friuli Venezia Giulia.

6) Barbera: uva tinta do Piemonte, que dá belíssimos vinhos tintos, mas com menor sucesso do que seus pares Barolo e Barbaresco. Tem aromas de frutas vermelhas, acidez alta, taninos macios. Plantada principalmente na região de Asti, Monferrato e Langhe. Semana passada provei um Barbera 2006 com um risotto ai funghi e estava di-vi-no!

7) Chardonnay: outra uva francesa, a internacional Chardonnay é fácil de cultivar e se adapta em qualquer lugar do mundo. Na Itália é plantada na região de Friuli Venezia Giulia, dando origem aos Superbrancos italianos. Tema para um próximo post!

8) Glera: conhecidíssima uva, a Glera, que um dia se chamou Prosecco, é a uva branca que faz o espumante tão frutado e floral que amamos. Plantada no Veneto, a região DOCG de Conegliano-Valdobbiadene tem os melhores exemplares de Prosecco. Harmoniza muito bem com aperitivos e sushi!

Vinhedos na região de Trentino Alto Adige. Fonte: http://www.made-in-italy.com

Vinhedos na região de Trentino Alto Adige.
Crédito: http://www.made-in-italy.com

9) Pinot Grigio: é uma casta branca bastante plantada no Alto Adige, Vale d’Aosta e também Friulli. Feita em dois estilos distintos: os vinhos mais populares tem alta acidez e são neutros, e os vinhos a estilo da Alsácia tem mais caráter e mais corpo.

10) Nero D’avola: ah Nero D’avola… para falar dela tenho que pegar uma taça de vinho tinto, sentar na varanda e observar o pôr-do-sol. Aí consigo escrever alguma coisa. Vinhos feitos com essa uva são encorpados, com muito tanino, alta acidez, e saborosos, com fruta madura. Para mim, lembram um Syrah do Rhône. São vinhos que vão muito bem com pratos de substância, mas também com uma berinjela ao forno. Recomendo!

Aproveite o fim-de-semana com um bom vinho italiano e saúde sempre!!!

*Fonte: Istat, 6th General Census of Agriculture (2010)

Comentários

comments


Leave a Reply

4 thoughts on “As 10 uvas mais plantadas da Itália: grandes surpresas

  • Max

    Brava. Bel post!
    Il Trebbiano é sempre stato considerato un vitigno piú di quantitá che di qualitá e invece da dei vini fantastici, per esempio in Abruzzo. Conosci Valentini e Pepe?

    Cheers

    @Bluemax_
    Obi-Wine Kenobi

    • Ale Esteves Post author

      Obi-Wine Kenobi (che nome fantastico!), grazie per il commentario! No conosco Valentini e Pepe, sono produttori di vini in Abruzzo?
      Saluti! Alessandra

      • Max

        Yes, both from Abruzzo. Valentini is the most famous, Pepe a giant as well. Both “very traditional” and they don’t want to be mentioned with any other “description” (refusing any biological, biodynamical, and so forth). Don’t imagine the light and ready to drink most produced Trebbiano. On the contrary, allow years before tasting it. Deep, complex, even difficult to understand, mostly when young. The new generation has come to Valentini (long time connoisseurs say the son is a bit relaxing his father winemaking style, but just a bit) and is taking over at Pepe. Last year Trebbiano Valentini 2007 has been elect (by a panel of italian big experts) as the current best italian wine of all!
        Keep doing your fantastic wine job!
        Kisses. Yours Obi-Wine. @Bluemax_